Imagem removida.

 

 

Na noite de ontem (10.09.20), o Projeto Escola, do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, realizou sua primeira palestra on-line para duas turmas do quinto ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Anísio Teixeira. 

 

O convite partiu do professor Leandro Coelho que, preocupado com o desmatamento e as queimadas da Amazônia, Cerrado e Pantanal Mato-Grossense, queria que o Projeto Escola levasse esse debate aos seus alunos para mostrar as causas e consequência destes fatos nestes importantes biomas brasileiros. 

 

O encontro ocorreu das 19h às 21h20 e contou com a participação de 24 alunos do quinto ano, dois professores e os voluntários Andrés F. F. Aldea, Cinthia Bordini, Denise de Souza  e Valdeci C. de Souza.  Além dos participantes registrados para a palestra, vale salientar que famílias inteiras também assistiram a apresentação do Projeto Escola na palestra intitulada: Causas e Consequências do Desmatamento e Queimadas na Amazônia Legal, Cerrado e Pantanal. 

 

Imagem removida.

 

 

O encontro iniciou com a apresentação dos trabalhos pelo Professor Leandro Coelho. Em seguida a voluntária Cinthia Bordini falou sobre o Greenpeace e os temas a serem debatidos na reunião on-line. O palestrante do Projeto Escola, Valdeci C. de Souza prosseguiu fazendo então a apresentação da referida palestra com exibição de slides para ilustrar os temas. 

 

Durante mais de duas horas, foram abordados os seguintes temas com os alunos e professores presentes: Biomas brasileiros, Amazônia legal, a importância da preservação das florestas, causas e consequências das queimadas na Amazônia, Cerrado e Pantanal Mato-Grossense, campanhas do Greenpeace sobre preservação ambiental, sustentabilidade e pegada ecológica. 

 

Após a apresentação da palestra, abriu-se espaço para perguntas e respostas. Os alunos, muito interessados, fizeram inúmeras perguntas e depoimentos que foram respondidos pelos voluntários do Projeto Escola, Andrês, Cínthia e Valdeci. 

 

Nossos agradecimentos ao professor Leandro Coelho pelo convite. Nosso agradecimento especial aos alunos e a professora presentes ao encontro. Foi gratificante ver a atenção dos alunos e o interesse que demonstraram nas questões ambientais. 

 

Imagem removida.

 

 

 

Texto: Valdeci C de Souza 

Fotos: Cínthia Bordini

Assessora TI: Denise de Souza