RS - 1ª Palestra de 2020!

Cinttia Denise Bordini
Cinttia Denise Bordini Facilitadora de Porto Alegre • 17 Janeiro 2020

Impactos da extração de minérios

A convite do Professor de Geografia Ricardo Taraciuk,  o Grupo de Voluntários do Greenpeace apresentou palestra sobre os impactos ambientais, sociais e econômicos da extração de minérios para o 6º ano do turno da manhã na EMEF Vila Monte Cristo. Tema solicitado pelo professor, pois desenvolveu esse conteúdo em sua disciplina.

Nesse sentido a Voluntária Cínthia Bordini aprofundou o tema na questão específica do carvão, por ser uma situação real no RS, o qual está correndo sérios riscos com a possível implantação de uma mega mineradora na região da Grande Porto Alegre.

Os estudantes do 6° ano mostraram bastante interesse, realizando perguntas que ampliavam o tema para práticas humanas que devastam o meio ambiente e superaquecem o planeta.

É importante registrar que o Professor Ricardo Taraciuk desenvolve o PROJETO JOVENS PESQUISADORES, com alunos do Ensino Fundamental, ganhador de vários prêmios universitários em 2018 e 2019. O projeto visa fomentar o espírito crítico e de pesquisa científica nos jovens estudantes.

Texto: Cínthia Bordini
Imagens: Marilise Jorge e Ricardo Taraciuk