A pedido da orientadora educacional, Fabiane Copetti, do Colégio Romano Santa Marta, de Porto Alegre, RS o Projeto Escola, representado pelo palestrante, Valdeci C. de Souza, voltou a ministrar a palestra "Meio Ambiente e Pandemias: Uma Relação de Causa e Efeito".  Desta vez, a palestra foi ministrada para uma turma do segundo ano e duas turmas do terceiro ano do ensino médio da instituição de ensino. 

O encontro,  via Google Meet, ocorreu das 8h30 às 12h10 e contou com a participação de 41 alunos e três professores. Alguns alunos estavam presentes de forma on-line e outros de forma presencial em sala de aula. 

Durante a palestra, foram abordados os seguintes temas:

> Um breve levantamento das principais pandemias a partir do Século XIX listadas pela OMS

> O ciclo da transmissão do vírus da COVID-19

> As Zoonoses e as transmissões das doenças dos animais aos seres humanos

> A relação da ação do homem com a degradação do meio ambiente que viabiliza o surgimento desta e das outras pandemias bem como de outras doenças zoonoses

> A contextualização do Antropoceno

> Pegada ecológica

> Aquecimento global 

> Desmatamento e queimadas na Amazônia

> Rios voadores

> Práticas sustentáveis 

> Os 5 Rs da sustentabilidade

Durante a apresentação, e ao término dos trabalhos, professores fizeram perguntas e deram depoimentos sobre os temas abordados. O aluno, João levantou a  questão da matriz energética brasileira fazendo paralelos entre a capacidade de produção de energia  das hidrelétricas e a capacidade das usinas solares e eólicas. 

 

Texto e Fotos: Valdeci C. de Souza

Fotos: Fabiane Copetti