Mutirão de plantio e limpeza na comunidade São José

Ângela Carollinne Leal
Ângela Carollinne Leal Facilitadora de João Pessoa • 17 Outubro 2023

No dia 14 de outubro, o Grupo de Voluntários Greenpeace João Pessoa realizou, junto com a Associação de Moradores do Bairro São José, um mutirão de plantio e limpeza nas margens do RioJaguaribe, no bairro São José, em João Pessoa.

Após a realização do mutirão, foi oferecido um lanche para os participantes e os voluntários conversaram com as crianças e os jovens que participaram da atividade sobre o problema do descarte incorreto de lixo nos córregos d'água e a importância da preservação das margens dos rios para evitar enchentes nas cidades.

Alem disso, por se tratar de uma localidade que sofre seriamente todos os anos com enchentes que impactam profundamente a sua população humilde que fica muito vulnerável a tragédias, os voluntários aproveitaram para tirar uma foto-oportunidade com uma faixa em apoio a campanha "Basta de tragédias quando as chuvas chegam!" do Greenpeace Brasil.

Cerca de 60 pessoas da comunidade São José se envolveram diretamente e indiretamente com as atividades desenvolvidas e a ação engajou principalmente as crianças do bairro.

A ação teve como principal objetivo realizar o primeiro contato presencial com a população do bairro São José para realizar uma série de ações socioambientais futuramente no local, principalmente atividades de educação ambiental voltadas para o público infanto-juvenil.