O time de Políticas Públicas do Greenpeace Brasil realizou uma entrevista especial com Rubens Ricupero, que atuou como ministro de Meio Ambiente e da Fazenda no governo Itamar Franco. A ideia foi trazer alguém com bagagem nos campos ambiental e econômico para uma análise sobre a conjuntura política de nosso país, especialmente no momento em que o governo Bolsonaro completa um ano e meio e o Brasil enfrenta o agravamento de retrocessos na área ambiental e da negação da ciência.

A entrevista está dividida em três partes:

Parte 1 - Ricupero avalia a política ambiental do governo Bolsonaro, que qualifica como “deliberada e maligna”: https://www.greenpeace.org/brasil/blog/especial-greenpeace-entrevista-rubens-ricupero-parte-1/

Parte 2 - Ele fala sobre as ameaças de retirada de investimentos e os sérios prejuízos econômicos que o Brasil pode sofrer em consequência da política antiambiental do governo Bolsonaro:

Parte 3 - O ex-ministro defende uma reconstrução econômica de baixo carbono para responder à crise intensificada pela Covid-19 no Brasil. Mas ele alerta que isso só será possível com democracia e pressão da sociedade civil:

Por favor, comentem as principais impressões nos comentários abaixo, para podermos discutir sobre o tema.