Primeira Atividade Presencial do Grupo Local de Voluntários da Zona da Mata Mineira

Gilvan Amorim Soares
Gilvan Amorim Soares Anfitrião do Conexão Verde

Atividades:  Setembro / Mês da Amazônia/ Atividade Local

As atividades pensadas visam, como um dos principais objetivos, engajar a comunidade local da Zona da Mata Mineiro, sobretudo na cidade de Carangola-MG. Nesta cidade, temos a instalação da unidade da Universidade do Estado de Minas Gerais- UEMG e também, o município se faz referência por ser um polo comercial na região. Com estas considerações, acreditamos que as atividades aqui pensadas trarão uma perspectiva mais elucidativa sobre a Organização e desta forma, almejamos que mais pessoas se interessem pela pauta ambiental e também, se aproximem dos projetos na cidade. Idealizamos a participação de 15 voluntários da Zona Mata, que se encontram mais próximos da cidade em questão.

1. 15/09/2022- Ponto Verde na Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG/Carangola.

Com o retorno das aulas, almejamos nesta atividade engajar os universitários e debater as implicações inerentes ao clima, fomento de práticas agroecológicas e roda de conversa sobre a Amazônia que queremos. Com convites à professores universitários visando o respectivo domínio, podemos atrair a atenção e novos voluntários para somar e atrair visibilidade para o grupo local. A atividade neste sentido, acontecerá dia 15/09, numa quinta-feira, com horário estimado das 19h às 21h30. Acreditamos alcançar e mobilizar em uma estimativa, um número de 200 alun@s.

1. 16/09/2022- Projeto escola (Instalação de uma horta com os alunos e conversar sobre práticas agroecológicas).

A Escola Estadual Benedito Valadares, na cidade de Carangola-MG, já contactou o facilitador Gilvan Amorim sobre o interesse de alguma atividade que a Organização oferecesse para os alunos. A diretora, procura um ensino mais consciente e interativo para com seus alunos do Ensino Fundamental ao se tratar do meio ambiente. Com isto, respaldados pelo interesse, pensamos na elaboração de uma horta com as crianças. Além da prática, acreditamos que os ensinamentos e a experiência marcarão a vida e a forma de consumo dos alunos, visto que, serão o futuro do nosso país. A data pensada para o feito, é numa sexta-feira dia 16/09, a realizar-se no horário das 09h.

1. 17/09/2022- Ponto Verde na Praça Matriz de Carangola-MG.

No sábado, pela manhã, de 08h às 12h, horário comercial; é onde se concentra na praça um grande fluxo de pessoas. Aproveitam o espaço para lazer, como encontros de amigos e família, crianças brincando. Pensando na sociedade carangolense como um todo, almejamos nesta atividade atrair o público e o conhecimento local para a presença de um grupo local do Greenpeace ali na cidade.