Filmes e documentários

Maria Paula Barbosa Santana
Maria Paula Barbosa Santana • 1 Outubro 2021

Eating Animals

O longa metragem, Eating Animals fala sobre a criação de espécies para a indústria alimentícia. Além disso, a produção faz uma reflexão sobre os impactos que a produção desenfreada de ovos, carnes e outros alimentos causa tanto na vida de animais quanto no meio ambiente.

Nosso Planeta

 A minissérie é uma ótima escolha. Com imagens inéditas da vida animal de 50 países diferentes, o filme explora a diversidade de habitats da Terra, enquanto reitera a importância da preservação do meio ambiente.

Esperas 

O documentário retrata e denuncia a realidade das caçadas no interior do sertão brasileiro, uma prática proibida desde 1967 no Brasil. Segundo o diretor, o que o motivou para a realização do filme foi o grande desconhecimento por parte da população sobre a intensidade com que as caçadas acontecem, assim como o risco que elas representam para a fauna silvestre. 

Amazônia

O filme protagoniza Castanha, um macaco prego, criado em cativeiro, que é liberado na Floresta Amazônica. Seguindo o ponto de vista do animal, o filme revela os mistérios da fauna e da flora da região, destacando dificuldades enfrentadas pelo animal e ainda algumas amizades, como a com a macaca Gaia.

Dumbo

O filme causa impacto quanto ao fato de o bebê elefante ser separado de sua mãe para se tornar atração em um circo. Ainda que o filme da Disney seja ficção, o sofrimento mostrado nas telas é a realidade de milhares de filhotes ao redor do mundo.

Rio 

No filme é abordado o tráfico de animais silvestres, que é uma situação recorrente em nosso país, cerca de 38 milhões de animais silvestres (principalmente aves) são retirados anualmente de suas áreas nativas no Brasil, segundo dados de 2012 da Organização não Governamental WWF. Essa prática consiste em um crime ambiental previsto na Lei de Crimes Ambientais, Nº 9.605/98, e vem contribuindo para a extinção de muitas espécies da nossa biodiversidade.