Relação entre os animais silvestres e a qualidade de vida

Maria Paula Barbosa Santana • 8 Setembro 2021

A fauna silvestre é de grande importância para o equilíbrio do ecossistema. Proteger animais que vivem livres na natureza representa promover qualidade de vida.
Possuem importância primordial na existência e no desenvolvimento das áreas naturais, muitos animais são dispersores de sementes e excelentes agentes adubadores, além disso são fundamentais para o controle populacional natural.  Vale ressaltar também que muitos animais são produtores indiretos dos benefícios econômicos que a exploração de madeira, frutas, resinas florestais, entre outros, podem proporcionar para a humanidade.
O reino animal forma uma fina camada na superfície da terra, conhecida como biosfera, regida por rigorosas leis fisiológicas que em harmonia permitem a sobrevivência das espécies. Quebrar esta harmonia abruptamente pela interferência humana fará com que milhões de espécies entrem em processo de extinção, resultando a médio e longo prazo a própria extinção da espécie humana; de sorte que a manutenção da vida selvagem é primordial para a manutenção da vida global. 
 
Texto por Jonas da Silva Torres França

Files