Voluntários de Navegantes

Grupo personalizado 30 membros
  • Até 2020 pessoal

• 𝐆𝐫𝐮𝐭𝐚 𝐍𝐨𝐬𝐬𝐚 𝐒𝐞𝐧𝐡𝐨𝐫𝐚 𝐝𝐞 𝐆𝐮𝐚𝐝𝐚𝐥𝐮𝐩𝐞

Ontem nos reunimos com a comunidade das Pedreiras para encontrar soluções e sugestões para a restauração da Gruta N.S.Guadalupe. A comunidade local anseia para que a revitalização da Gruta seja realizada o mais breve possível. Infelizmente, mesmo convidados os órgãos públicos interessados na área se fizeram ausentes, assim não se pode ter uma noção de quando iniciará o restauro, mas as propostas ouvidas ontem, vindas da comunidade, serão encaminhadas através de um documento ao senhor Prefeito, para que acione seu staff e faça acontecer a reforma.

Ações Imediatas

𝐍𝐨 𝐝𝐢𝐚 𝟏𝟐 𝐝𝐞 𝐃𝐞𝐳𝐞𝐦𝐛𝐫𝐨, 𝐚𝐬 𝟏𝟓 𝐡𝐨𝐫𝐚𝐬, quando se comemora o dia de N.S. Guadalupe, será rezado um terço, na gruta, para marcar o início da revitalização, esta ação foi proposta pelo Diácono Anderson da Paróquia Madre Paulina, a qual a gruta esta vinculada religiosamente.

No mesmo dia, será agendado, com a comunidade, um 𝐌𝐮𝐭𝐢𝐫ã𝐨 𝐝𝐞 𝐋𝐢𝐦𝐩𝐞𝐳𝐚, para deixar o local mais viável, onde serão replantadas algumas flores, ação proposta pelo Greenpeace Navegantes.

• Reunião de Trabalho
    30//11/2019

Projeto Ambiental de Navegantes – PAN
    Relatório de Atividades

Desde seu início em 01/09/2019, foram realizadas diversas reuniões com empresas, que poderão vir a ser parceiras do projeto. O PAN como já citado se ramifica em diversas ações, a mais importante delas é o Centro de Pesquisas Ambientais – CPA, abaixo está delineada todas as ações do PAN a partir desta data.

Nesta ultima reunião de trabalho do ano foram pontuadas todas as atividades e seus responsáveis diretos, que passam a exercer a coordenação de cada programa.

Centro de Pesquisas Ambientais – CPA

O CPA é o carro chefe de todo o projeto, a partir dele todos os demais programas serão desenvolvidos, objetivando as ODS que resolvemos trabalhar. Após uma explanação dos resultados obtidos até agora foram tomadas as seguintes decisões:

1) A coordenação de todo o processo de implantação do CPA passa a ser de responsabilidade da Engenheira Ambiental Thaysa Mendes Marinho, voluntário do Grupo de Navegantes.
    A ela compete exercer todas as atribuições de coordenação do CPA, até sua efetiva implantação.

Ela será assistida pela Profª de Química Fátima Andrea, outra voluntária do grupo e terá como suporte, quando necessário das seguintes pessoas: Dra. Margot Vieira (Advogada), Mônica de Vargas (Marketing) e Dagmar Oliveira (Arquiteto).

2) Sobre o CNPJ, para poder ser feita a concessão da área pública pretendida, foram iniciadas tratativas entre o Grupo e o Instituto Mente Sã, para que haja cooperação nesse sentido. As tratativas estão a cargo de Marcos Pereira, facilitador do grupo e Margot Vieira, advogada do grupo.

Gruta Nossa Senhora de Guadalupe

Foram iniciadas as negociações com o Conselho Gestor do Parque Natural Municipal, responsável pela área da gruta, juntamente com a Fundação Municipal do Meio Ambiente – FUMAN e Secretaria de Turismo de Navegantes, tendo como objetivo a recuperação da gruta.

1) A coordenação de todo o processo passa a ser da Gestora Ambiental Daniela Giovanella, nossa voluntária, que poderá indicará outras duas pessoas para auxilia-la nesta tarefa.

2) Foi convocada uma reunião pública para o dia 06/12/2019, às 18 horas no CEM Profª Idília Machado Ferreira, para tratar do assunto com a comunidade.

Programa de Coleta Seletiva e Reciclagem
    Recuperação da RECINAVE – Associação dos Agentes de Reciclagem de Navegantes

Algumas atividades já foram desenvolvidas em parceria com a FUMAN, SESAN e Secretaria de Obras. As tratativas iniciais tiveram o voluntário Marcello Winck à frente, que fez uma explanação sobre o tema nessa reunião, e por já estar familiarizado com a situação da RECINAVE, coordenará todo o programa. Será feita uma análise jurídica de todo o processo de recuperação e se estudará o melhor caminho para aquela entidade. Estabelecendo-se que qualquer ajuda ficará na dependência da regularização da documentação que a RECINAVE possui e que até o momento carece de ajustes jurídicos, porém, caso haja resistência, por parte da presidente daquela entidade, para alguns aspectos necessários a sua realização, como por exemplo, a retirada de todos aqueles que não fazem parte da associação, nós encerraremos o programa e avaliaremos a probabilidade de outra instituição ser constituída ou auxiliada para que o Programa de Coleta Seletiva e Reciclagem sejam implantados na cidade.

Ponto Verde
    Ação Greenpeace dentro da pirâmide de engajamento

O nosso primeiro Ponto Verde terá como tema a Proteção aos Oceanos, uma das bandeiras Greenpeace e será coordenada pela voluntária Mônica de Vargas. O ponto verde será realizado na Praia Central de Navegantes no dia 25/01/2020, no período da manhã. Todas as indagações e informações sobre a ação deverão ser direcionadas a coordenadora da atividade, todos os voluntários disponíveis no dia devem participar.

Equipe de Suporte

As voluntárias: Margot Vieira e Mônica de Vargas, quando necessários, darão o suporte aos programas do PAN.

O Facilitador Marcos Pereira será o orientador dos programas, que serão coordenados de maneira descentralizada pelos seus responsáveis.

Agenda de Atividades

06/12/2019
    Reunião do Conselho Gestor do Parque Natural
    Local: FUMAN – Horário: 14:30h