Primeira Ação do Grupo

Luiza Botelho Gonçalves
Luiza Botelho Gonçalves • 4 Novembro 2019
Imagem da Primeira Atividade

Atividade realizada no dia 12/10/2019. 

Com parceria do curso de design da Universidade Federal do Cariri, o Greenpeace Cariri se engajou em uma parte do projeto organizado pelo curso, que tem por objetivo intervir de forma a tornar o parque das Timbaúbas mais atrativo à população. Vimos no projeto um aliado aos objetivos do Greenpeace, pois a questão ambiental também foi executada. 

Realizou-se uma visita com o secretário do meio ambiente, para saber dos problemas ambientais no parque e o que poderia ser feito. Depois de um diálogo esclarecedor, percebemos a questão urgente do esgoto que descarrega dejetos nos rios do parque, ou seja, os esgotos que não são conectados com a rede de esgoto da prefeitura, como também,  a questão da própria população depositar lixo nas proximidades. 

Após isso, foi feito um questionário aliando os objetivos das duas instituições, que foram aplicadas as pessoas do bairro João Cabral (região do entorno do parque), com as seguintes perguntas: 

⦁    Conhecem o Parque das Timbaúbas?

⦁    Fazem ou gostariam de fazer uso do Parque?

⦁    Na sua opinião, o que é preciso ter no Parque para fazer parte da vida da comunidade?

⦁    Quais são as suas opções de lazer?

⦁    Você sabia que o esgoto dos bairros próximos ao Parque acabam se dirigindo para as imediações dessa Unidade de Conservação?

⦁    Você joga lixo na rua?

⦁    Você acha que deveria ter ponto de coleta e separação de lixo no Parque?

⦁    A sua casa está ligada à rede de esgoto? 

⦁    Você já ouviu falar de bicas ou de olho d’água no Parque?

Baseado nas respostas, realizou-se uma planilha para organização dos dados e como resultado obtivemos os seguintes elementos: 

Respostas:

3. brinquedo, preservação da natureza , limpeza, organização.

4. banho, rede, atividade cultural, 

5. e 8. ação educativa sobre o esgoto.

6. não jogam

7. sim 

Então, concluiu-se que as necessidades da população para tornar o parque mais atrativo, seria ter os brinquedos para as crianças e o cuidado com a preservação da natureza. Decidiu-se elaborar um projeto de construção de brinquedos com materiais recicláveis.