O Cerrado é um dos cinco grandes biomas brasileiros, cobrindo cerca de 25% do território nacional é o segundo maior bioma do Brasil e também da América do Sul. Conhecido como a Savana Brasileira, devido ao clima tropical sazonal, no que se assemelha à Savana Africana, o cerrado é uma das regiões de maior biodiversidade do mundo (MMA,2002).
Além dos aspectos ambientais, o Cerrado tem grande importância social, pois inúmeras populações sobrevivem de seus recursos naturais, incluindo etnias indígenas, quilombolas, e outras comunidades que, juntas, fazem parte do patrimônio histórico e cultural brasileiro.
Apesar do reconhecimento de sua importância, dentre todos os hotspots* mundiais, o Cerrado é o que possui a menor porcentagem de áreas sob proteção integral, ou seja, é um dos biomas mais ricos e mais ameaçados do mundo (MMA, 2002). Isso acontece porque a vegetação do Cerrado vem sendo substituída por áreas de cultivo extensivo de commodities, principalmente da soja, milho, cana-de-açúcar e algodão.
Uma proposta de emenda à Constituição Federal que pretende incluir o Cerrado e a Caatinga na lista de patrimônios naturais nacionais está há 13 anos em tramitação no Congresso. A PEC 504/10 passou em janeiro de 2023 pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJC) da Câmara dos Deputados e está pronta para ser votada em Plenário.
Compartilhem essa publicação e nos ajudem a divulgar o abaixo-assinado que pede pela proteção do Cerrado:
*"hotspots" são lugares que apresentam grande riqueza natural e elevada biodiversidade, mas que, no entanto, sofrem forte processo de degradação pela ação humana. São locais do planeta onde a conservação de suas feições naturais é mais urgente.
*Post feito em parceria com os Grupos de São Luís e Brasília