Página básica

Agricultura urbana e mutirões de plantio

Plantio

A urbanização raramente se ajusta aos contornos e formas da natureza. Consequentemente, há muitos lugares nas cidades que poderiam ser reaproveitados. Lotes de terra ou lajes de concreto são muitas vezes ignorados, acumulando pilhas de lixo e sendo invadidos por matagais.

Mas canteiros esquecidos podem tornar-se pequenos bosques urbanos. Lajes nuas podem tornar-se pequenas hortas urbanas de comida orgânica, onde os vegetais crescem em recipientes construídos pelas próprias pessoas, ou transformar-se em locais para apicultura urbana.

Esses projetos proporcionam a oportunidade de envolver muitas pessoas do seu grupo assim como gente nova de sua comunidade local, e oferecem uma excelente plataforma para iniciar conversas sobre questões ambientais, como o avanço das mudanças climáticas ou a importância de uma agricultura sem agrotóxicos.

Outra grande vantagem está nas muitas oportunidades de aprendizagem que tal projeto oferece. Imagine turmas escolares ou famílias tornando-se horticultores urbanos capacitados e produtores de alimentos.

Como começar?

• Seu grupo local identifica uma área adequada e busca a permissão necessária para dar a ela um novo propósito, verde, como transformá-la em uma pequena ilha de biodiversidade com árvores e plantas nativas, ou em uma pequena horta de vegetais orgânicos;
  • Você pode precisar de algum conhecimento específico e profissional para transformar a sua ideia em realidade. Identifique e recrute pessoas que conheçam a flora local e habitats naturais, ou que saibam como cultivar alimentos orgânicos;
  • Este projeto poderá ter alguns custos. Se não conseguir por meio de parcerias, pense na fonte desses recursos financeiros e em como administrar as finanças;
  • Envolva mais voluntários e/ou membros da sua comunidade para fazer parte dessa construção.
Fotos de plantios dos voluntários

​​​​Nossas dicas

• Documente o processo desde a escolha do local até todas as fases de plantio durante as estações;
  • Coloque placas ao redor da área descrevendo o que está acontecendo no local e por quê;
  • Viveiros municipais, jardins botânicos e associações de bairro são ótimos parceiros para fornecer a doação de mudas;
  • Parcerias com escolas e grupos de escoteiros podem proporcionar apoio logístico, empréstimo de ferramentas e muitos braços para ajudar com a parte da mão na terra;
  • Registre como está o local após passado um tempo, assim você consegue ter um comparativo do antes e depois e medir os impactos diretos resultantes da ação;
  • Você pode fazer cálculos de quanto verde acrescentou no local e servir como forma de compensar as emissões realizadas por suas ações.
Fotos de plantios dos voluntários

Voltar para: Kits e guias de mobilização