Página básica

Datas especiais e aniversários

Datas comemorativas

Há muitos dias especiais durante o ano que oferecem oportunidades para a criação de um evento e para promover uma causa específica. É sempre bom mapear as datas e pensar nas possibilidades de ações, online ou nas ruas, que podem ser feitas.

Exemplos desses dias especiais com periodicidade anual incluem, mas não se limitam a:

• Dia Mundial dos Corais da Amazônia, em 28 de janeiro;
  • Dia Nacional da Conscientização pelas Mudanças Climáticas, em 16 de março;
  • Dia Internacional das Florestas, em 21 de março;
  • Dia Mundial da Água, em 22 de março;
  • Dia da Terra, em 22 de abril;
  • Dia Mundial das Abelhas, em 20 de maio;
  • Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho;
  • Dia Mundial Sem Carro, em 22 de setembro;
  • Dia Internacional do Voluntário, em 5 de dezembro.

Infelizmente, também há dias que nos remetem a momentos trágicos e catastróficos do passado. Esses dias podem ser uma ocasião para nos lembrarmos da perda e do sofrimento humano, bem como da devastação ambiental causada por esses acontecimentos.

Exemplos de dias em que somos lembrados da gravidade de algumas das piores catástrofes ambientais de nossos tempos incluem, dentre outros:

• Desastre nuclear de Fukushima, em 11 de março de 2011;
  • Desastre nuclear de Chernobyl, em 26 de abril de 1986;
  • Explosão da plataforma Deepwater Horizon e vazamento de óleo no Golfo do México, em 20 de abril de 2010;
  • Rompimento da barragem de Mariana/MG, em 5 de novembro de 2015;
  • Rompimento da barragem de Brumadinho/MG, em 25 de janeiro de 2019.

Fotos de dias comemorativos

Como começar?

• Converse com o seu grupo sobre dias especiais no calendário anual e decidam se querem ou não planejar um evento para um desses dias. As datas especiais oferecem a vantagem de poder ser planejada com bastante antecedência;
  • Verifique com o time de Desenvolvimento de Comunidades do Greenpeace se já existem planos de atividade ou comunicações sendo elaborados para esses dias, ou se existem recursos e informações úteis sobre esses eventos. O Greenpeace tem, por exemplo, uma vasta biblioteca de fotografias com imagens de quase todos os eventos ambientais mundialmente importantes ocorridos no passado;
  • Diversos tipos de atividades podem ser feitas em uma data especial, confira o guia de atividades do Conexão Verde para ter ideias de quais atividades você e seu grupo podem realizar;
  • Reúna uma equipe para planejar e preparar o evento.
Fotos de dias comemorativos

Nossa dica

Eventos que celebrem ou comemorem dias especiais ou aniversários podem ser excelentes oportunidades para cooperação com iniciativas amigas, parceiros e grupos de voluntários de outras organizações.

Voltar para: Kits e guias de mobilização