Página básica

Mural de grafite

Mural de grafite

 

A arte é um meio que atinge a todos e, hoje em dia, boa parte da população costuma considerar a arte pública como parte do embelezamento da cidade e apoiam instalações que muitas vezes se tornam atrações turísticas e locais populares.

Existem artistas morando em todas as comunidades. Muitos possuem suas crenças e estilo pessoais, mas ficam felizes e mostram disposição em colaborar com uma causa. Quanto aos artistas profissionais em busca de uma grande oportunidade, a colaboração em uma instalação pública pode ser exatamente o que precisam para melhorar a sua própria imagem e, ao mesmo tempo, retribuir à comunidade. É um jogo em que todos ganham.

Mural de grafite


Como começar? 

  • Um artista ou artistas locais (ou visitantes) são contactados para realizar a instalação.
  • O produto final é uma colaboração entre o seu grupo local e o(s) artista(s), baseado em imagens que refletem uma campanha do Greenpeace ou uma questão ambiental local pela qual você está trabalhando.
  • Por ser uma intervenção de considerável longevidade, o número de pessoas impactadas pelo conteúdo do grafite ao longo do tempo é enorme, por isso é importante certificar-se de que ele possui uma mensagem clara e objetiva.
  • Procure locais públicos ou abandonados para o mural, você estará assim ressignificando aquele local.
Mural de grafite


Nossas dicas

  • Inclua os membros de seu grupo na produção e criação da instalação com os artistas. Está é uma ótima oportunidade de replicar aprendizados!
  • Artistas costumam mostrar muita boa vontade em contribuir para uma causa, cobrando valores reduzidos ou não cobrando cachê algum;
  • Organize um evento público e convide as pessoas que passam para acompanhar o momento de criação do mural. Aproveite o momento para atrair a curiosidade da população e falar sobre o problema que inspirou o grafite;
  • Lojas de tintas e empresários são boas opções de apoio ao projeto, doando latas de spray e materiais para a confecção do mural;
  • Divulgue para a imprensa! Algumas mídias locais podem se interessar pela intervenção e ajudar a divulgar sua causa.

 

 

Voltar para: Kits e guias de mobilização