Página básica

Organizar uma confraternização para seu grupo

Organizar uma confraternização ou evento social para o seu grupo é uma ótima maneira de desenvolver laços entre os membros e de fazer novos voluntários e voluntárias se sentirem integrados(as) ao grupo. Esse tipo de atividade também pode ser utilizada para reengajar membros de seu grupo, que você não tem visto há um bom tempo.

Existem muitas opções de atividades que você pode realizar. Aqui estão alguns exemplos:

• Preparar uma refeição em conjunto. O grupo pode, por exemplo, fazer um almoço colaborativo antes de alguma reunião ou atividade e utilizar essa oportunidade para compartilhar receitas sem carne ou para discutir temáticas como o alto uso de agrotóxicos nos nossos alimentos;
  • Assistir a um filme. Há tantos bons documentários ambientais por aí!
    Inclusive você pode conferir alguns no guia de como organizar um Cine-Debate.
  • Saiam para beber após uma reunião ou atividade do grupo local. Pode ser em um café nas proximidades ou um bar caso todos sejam maiores de 18 anos. (Mas lembre-se que não pode estar trajando camisetas com o logo do Greenpeace!);
  • Organize um fim de semana fora para todo o grupo;
  • Organize um passeio de bicicleta, um dia na praia ou piquenique em um parque;
  • Que tal organizar um amigo secreto/oculto e trocar presentes com seu grupo?
  • Existem realmente infinitas possibilidades!
Fotos de confraternização

Como começar?

• Sugira a organização de um evento social para seu grupo local e forme um pequeno comitê organizador;
  • Pense e decida por um evento social que desperte o interesse da maioria de seus colegas. Você pode fazer um formulário para saber a preferência de todos e todas;
  • Planeje um evento que seja o mais abrangente possível. Pense em aspectos que poderiam dificultar a participação das pessoas, tais como:
    • tempo de duração;
    • custos financeiros;
    • necessidades ou restrições alimentares;
    • localização e facilidade de acesso;
  • Convide seus colegas voluntários e voluntárias e tenha uma reunião fantástica!

Nossas dicas

• Quando a maioria das pessoas de seu grupo local estiver reunida, procure tirar uma foto do grupo todo e postar aqui no Conexão Verde;
  • É ideal que o Comitê Organizador possua membros bem animados para que engajem os demais voluntários a participarem dos eventos;
  • Utilize alguns jogos divertidos e exercícios de grupo para ajudar as pessoas a se integrar. Você sempre pode pedir ideias à Equipe de Comunidades. Eles têm um monte desses jogos e exercícios na manga!
  • Pense em todas as pessoas que você poderia convidar para trazer algo novo ao evento;
  • Este tipo de evento é uma ótima oportunidade para integrar novos voluntários com membros mais velhos do grupo. Principalmente após reuniões de boas-vindas.

Voltar para: Kits e guias de mobilização