Página

Como tirar uma boa foto?

Henrique Ciolfi
Henrique Ciolfi Greenpeace Brasil • 21 Agosto 2020

Sabemos que a melhor parte de encontros e momentos especiais é aproveitar o presente, mas nada como ter aquele registro incrível para chamar a atenção de mais pessoas e instigá-las a fazer parte desses momentos também, né?

Por isso, recomendamos que sempre tire fotos quando participar de uma reunião, Ponto Verde, Limpezas e palestras! 

E para inovar nos ângulos e produzir aquela foto linda, separamos algumas dicas pra você e seu grupo arrasarem na hora do click!

 

Olha só a dica do Victor Bravo, estagiário de Comunicação Institucional aqui do Green: “Antes de qualquer foto que eu faça, preciso me conectar com o espaço, para assim poder ler e ser o meu registro.”

Também tem dica do Caio Paganotti, fotógrafo aqui do Green: “Quer deixar suas fotos mais interessantes? Fuja do lugar comum. Busque um ponto de vista diferente: tente deixar o celular (ou a câmera) perto da altura do chão, ou muito mais alto do que você normalmente deixaria. Tente chegar perto do que você quer fotografar.

E você não precisa deixar o assunto centralizado, no meio da foto. Explore outros cantos do seu enquadramento.”

Como exemplo, se liga nesse fotão! Repare o ângulo diferente, iluminação e enquadramento: 
 


Agora, pra não ter erro, veja um passo a passo essencial:
 

1) Verifique a câmera

Certifique-se de que ela funciona, se alguém sabe como usá-la e se as baterias estão totalmente carregadas. Encontre a melhor câmera que conseguir, com a melhor pessoa por trás dela, e configure para a definição da melhor qualidade. Se possível, tenha outra câmera, por segurança.

Se você não tiver uma super câmera, não se preocupe - use a câmera do celular ou o que você encontrar. Hoje em dia a maioria dos celulares têm câmeras que dão show, tanto quanto equipamentos profissionais, então arrisque no seu potencial!
 

2) Reúna pessoas

Se for alguma atividade em público, é importante você reunir todos e todas juntos para sua foto - é assim que podemos mostrar ao mundo o quão grande é esse movimento ou essa mobilização.

Se estiver em uma palestra, procure fazer alguns clicks exclusivos da pessoa que está falando e também da plateia que está assistindo. Registrar a feição e reações das pessoas traz um tom de emoção que instiga o público a querer saber o que está por trás da foto. 

Grupo de Belo Horizonte em ação de limpeza - Outubro de 2019
 

3) Mostre a sua mensagem

Com sinais, faixas ou bandeiras, a mensagem de sua ação será reforçada. Tente ser claro e objetivo. Mostre o que está demandando.

Se liga nesse exemplo:


 

4) Mostre ao mundo onde você está

Se possível, inclua marcos locais ou ambientes típicos de sua área, em sua foto. Se você mora em uma cidade, mostre alguns edifícios, ou se você vive à beira-mar, mostre um pouco de água.

Olha esse exemplo do grupo de voluntários de Brasília: 

29/11/2019 - Greve Pelo Clima
 

5) Faça mais do que uma imagem!

É fácil tirar algumas fotos de grupos, mas teste também diferentes ângulos, imagens mais próximas e mais longes. Isso permitirá que você selecione suas melhores imagens. Seja criativo com algumas das suas fotos!

Olha o ângulo dessa foto do grupo de Porto Alegre, no Clean Up Day de 2019! O fato de o fotógrafo ter dado o click com a câmera na direção do chão fez com que a foto tivesse uma dimensão diferente (e muito bonita), né?


 

6) Busque sempre mais luz

Como o celular não tem a opção de regular abertura de luz, para ter melhor qualidade nas fotos você pode usar a luz natural ou artificial dentro dos lugares. Caso esteja com uma câmera, regule a luz de acordo com o ambiente em que estiver. Preste muita atenção onde está a luz. Não necessariamente a luz deve estar diretamente no seu objeto, mas perceba como ela se comporta perto dele.

Faça como o grupo de Porto Alegre fez nessa foto, aproveite a luz natural: 

 

7)  Mantenha sua lente limpa

Essa dica parece boba, mas é uma das mais importantes. Como o celular está sempre nas mãos, bolso ou bolsa é comum que a lente fique suja e embaçada. Essa sujeira vai deixar a qualidade da sua foto muito ruim. Então, antes de fazer a foto, lembre-se de dar uma limpadinha na lente da câmera.


8) Verifique a imagem

A maioria das câmeras digitais permitem rever instantaneamente suas fotos. Certifique-se de suas fotos estão OK, antes de todo mundo ir para casa.


9) IMPORTANTE: Divulgue a sua melhor imagem

Use o Conexão Verde e as redes sociais para criar um álbum de fotos e mostre o sucesso de sua mobilização. Além de espalhar sua mensagem, estará incentivando mais pessoas a participar.

E pra você que se interessa por fotografia e quer estudar mais a fundo sobre o tema, aqui tem dicas mais profissionais :) 

Voltar para: Kits e guias de mobilização