Página

Direito de uso de imagem e conteúdo

Henrique Ciolfi
Henrique Ciolfi Greenpeace Brasil • 18 Março 2020
Logo do Greenpeace

Uso do conteúdo e da logomarca do Greenpeace

Todos e quaisquer direitos de propriedade intelectual conferidos ao serviço Conexão Verde (incluindo, mas não se limitando, aos direitos de autor, marcas comerciais registradas e não registradas e modelos, patentes, nomes de domínio e direitos de banco de dados) são propriedades do Greenpeace Brasil ou de seus parceiros.

O logotipo Greenpeace é uma marca comercial registrada da Stichting Greenpeace Council, na Holanda, e só deve ser usado por membros do Conexão Verde com permissão prévia por escrito do Greenpeace Brasil.

Apenas os grupos locais de voluntários podem utilizar o logo do Greenpeace e o logo do grupo local, específico de sua cidade.

No caso de um grupo local de voluntário organizar uma atividade através do Conexão Verde, ou tiver a intenção de participar de eventos organizados por outros membros do Conexão Verde, e quiser usar o logotipo do Greenpeace em folhetos, cartazes, em web design, etc, um membro do grupo deve entrar em contato com um responsável pelo Conexão Verde, com um plano de atividade e o uso do logotipo e obter do Greenpeace Brasil uma aprovação escrita antes de iniciar qualquer uso público da imagem.

O Greenpeace Brasil pode conceder-lhe permissão para utilizar o logotipo para a atividade específica e exigir que você siga as regras específicas da mesma, como indicar claramente que é uma iniciativa de voluntariado, não organizado pelo Greenpeace Brasil, e seguindo o guia de estilo internacional Greenpeace. Você especificamente entende e concorda que a permissão para usar os logotipos do Greenpeace, ou outros conteúdos protegidos por direitos de propriedade intelectual, não significa que sua atividade é de qualquer maneira organizada pelo Greenpeace Brasil ou outros escritórios nacionais e regionais do Greenpeace, e que o Greenpeace não é responsável por qualquer dessas atividades.

Para um grupo local utilizar o logo do Greenpeace, por favor, faça o download desse documento, preencha e mande para: conexaoverde.br@greenpeace.org.

Quando os artigos e outros textos escritos pelo Greenpeace Brasil não são destinados apenas para uso interno, você é livre para reproduzir e distribuir tais artigos e outros textos para fins pessoais ou educacionais, desde que você siga os direitos autorais da política do Greenpeace Brasil e coloque a fonte no artigo: "Fonte: Greenpeace Brasil", e que você também reproduza o nome do autor e todas as informações de direitos de autor do texto original.

Artigos, textos e imagens produzidos por terceiros - mesmo se postados no Conexão Verde e republicados pelo Greenpeace Brasil - permanecem como propriedade intelectual desses terceiros, e você deve solicitar autorização para seu uso, a partir das fontes originais, antes de reproduzir ou distribuir esse conteúdo. Isto também inclui artigos, textos e imagens de outros escritórios nacionais e regionais do Greenpeace. Por favor, verifique a política de direitos autorais do site do escritório relevante do Greenpeace para os termos e condições. Se você estiver em dúvida, entre em contato com um membro do Greenpeace Brasil para solucionar seu caso: conexaoverde.br@greenpeace.org.

Uso do Greenpeace para o seu conteúdo

Ao colocar textos, imagens e outros conteúdos no Conexão Verde, você dá ao Greenpeace Brasil, Greenpeace Internacional e outros escritórios nacionais e regionais do Greenpeace o direito de usar este conteúdo em suas comunicações on-line, impressões e publicações, a menos que, explicitamente no conteúdo, quando inicialmente compartilhar, você proibir o Greenpeace de utilizar o conteúdo.
Organizações do Greenpeace podem usar o conteúdo, por exemplo, nos sites, aplicativos móveis e os canais de mídia social.

No caso em não declarar a proibição de usar o conteúdo, o Greenpeace Brasil, ou outro escritório nacional e regional do Greenpeace, fará o possível para entrar em contato com antecedência, e atribuir à fonte de publicação, no entanto Greenpeace Brasil não pode garantir que esse contato prévio e atribuição sempre terá êxito. Você não receberá nenhuma compensação para o uso de qualquer conteúdo do Greenpeace.

Se você tiver expressamente declarado, por escrito, que você deseja manter os direitos autorais sobre o seu conteúdo, protegido por direitos autorais, o Greenpeace Brasil, em todos os casos, irá entrar em contato com você antes de usar seu conteúdo, para negociar os termos de uso.

Se você declarou que pretende utilizar uma licença Creative Commons para o seu conteúdo, o Greenpeace Brasil vai aderir aos termos da licença específica em compartilhar o conteúdo, e vai se esforçar para contatá-lo se necessário.

Trecho retirado dos Termos e Condições de Uso do Conexão Verde

Uso do logo Conexão Verde

Todo membro cadastrado no Conexão Verde tem acesso ao logo da rede Conexão Verde. Este logo está disponível para voluntários e voluntárias do Greenpeace Brasil e pode ser utilizado apenas em qualquer situação, desde que relacionadas ao voluntariado do Greenpeace Brasil ou a atuação dos grupos locais de voluntários em processo de formação/oficialização.

O logo da rede Conexão Verde está disponível para download através deste link.

Voltar para: Manual do Conexão Verde