No dia 21/01 (terça-feira), O _Instituto Iracema_ realizou um debate, com representantes ambientais, sobre sustentabilidade e melhorias de práticas ambientais na Praia de Iracema. Na ocasião do encontro, que se realizou no Centro Cultural Belchior, foram discutidas as seguintes pautas:
Certificação Internacional Bandeira Azul para a Praia de Iracema e a formação de um comitê gestor ambiental.
O Greenpeace Fortaleza esteve presente no evento.

De acordo com a Viviane Maria (representante do Greenpeace Fortaleza no encontro), na reunião foram tratados assuntos pertinentes aos resíduos deixados pelos banhistas e pelos ambulantes na Praia de Iracema, já que maior parte desses materiais são em sua grande maioria, lixos pessoais como copos e outros produtos plásticos, como também sobre a infraestrutura que poderia ser melhorada até junho de 2020, tal como banheiros e espaços para banhos. No Estado do Ceará temos apenas uma praia considerada 100% limpa que fica em Jericoacoara e com isso, a ideia de trazer a Bandeira Azul para a Praia de Iracema é o foco principal da formação desse comitê ambiental na reunião. A ativista ambiental Viviane, que também trabalha e faz ações na Praia de Iracema, reforça a importância do projeto que será realizado e que possa ser reproduzido em muitas outras praias do Estado, como também do País.