O Grupo de Voluntários do Greenpeace Bertioga em conjunto com o Movimento Popular Salve o Rio Itapanhaú elaborou um trabalho de pesquisa e fez uma manifestação técnica, protocolada no sistema oficial do IBAMA em 19/05/20.
A Nota, fruto do esforço de Biólogos, ativistas e apoiadores do Movimento, faz pedidos de posicionamento ao IBAMA-SP para que exija todas as medidas previstas em norma e aumente o rigor na análise dos estudos ambientais. Parte desses estudos vem sendo questionados judicialmente através de ação do Ministério Público. A Prefeitura de Bertioga é contrária a obra com parecer forte da sua Procuradoria Jurídica.
Também pede ao IBAMA-SP que se abstenha de fornecer anuência de desmatamento das cabeçeiras do rio Itapanhaú, enquanto os estudos não estiverem completos.
Para nosso espanto e indignação, a anuência para o desmatamento foi emitida em 21/05/20 - e queremos reverter !
Imaginamos a pressão a que o IBAMA-SP está sujeito, seja por parte do Governo do Estado de São Paulo, da SABESP e da CETESB, como do Governo Federal, uma vez que o atual Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, está historicamente envolvido com este projeto.
Entre os tantos motivos já enumerados, pelos quais o Movimento Popular Salve o Rio Itapanhaú é contra este projeto, o mais contundente é que a SABESP ( e portanto o Governo) não faz o "dever de casa" de propor reuso, combate ao desperdício, captação doméstica de água chuva, proteção das áreas de recarga, incentivo fiscal para que não seja necessária a captação de águas virgens.
Diga NÃO à transposição do rio Itapanhaú!
Leia os documentos na íntegra.
https://drive.google.com/drive/u/4/folders/1QYF11BOxYR4XCVdkbRnAPHHAVAH…
A luta continua!