O nome Zona da Mata surgiu devido a região, em suas condições originais, possuir uma densa cobertura de Mata Atlântica. Hoje a vegetação nativa encontra-se quase totalmente inexistente. As matas reduzem-se a pequenas manchas nas encostas íngremes.

Este bioma ocupava uma área que correspondia a 15% do território nacional, mas hoje restam apenas 12,5% da floresta que existia originalmente. A vegetação da Mata Atlântica foi destruída devido à exploração predatória dos recursos florestais e ao desmatamento para plantações de cana-de-açúcar e café. Hoje é o segundo bioma mais ameaçado do planeta.

Todo este território ocupado pelo bioma mantém as nascentes e mananciais que abastecem as cidades e comunidades do interior, regulam o clima (temperatura, umidade, chuvas) e abrigam comunidades tradicionais, incluindo povos indígenas.

Precisamos preservar as áreas restantes da Mata Atlântica e cuidar para que não ocorra a devastação de outras Florestas, como a Amazônia.

Fonte: Instituto Brasileiro de Florestas (IBF)
Fonte da Imagem: Fernando Priamo