A data foi criada por meio do Decreto n° 23.133, de 09 de setembro de 1933, a normatização foi elaborada e efetivada para dar reconhecimento a atuação do Médico Veterinário no Brasil.

Por esse motivo, no dia 09 do nono mês de cada ano, é comemorado o dia desses profissionais que se dedicam aos cuidados para com os animais de estimação e animais silvestres.

Atualmente, existem algumas polêmicas relacionadas ao trabalho dos veterinários que atuam nos cuidados de animais silvestres.

Onde envolve o CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária) e o IBAMA. Onde se pede para que os médicos veterinários denunciem animais ilegais atendidos.

É válido lembrar que o trabalho do MedVet, é garantir cuidados a saúde dos animais, mesmo que ilegais. Orientar a entrega voluntária do animal e afins é de extrema importância. Mas muito ainda se é discutido sobre a questão de denunciar o tutor e comprometer a profissionalidade, tendo em vista que tutores ilegais não buscam assistência médica para o animal.

Os animais devem sempre ter direito a assistência médica independente da origem.

Tráfico de animais é crime, mas o animal é a vítima. Negar atendimento é ser antiprofissional.