Ontem (19.04.22) foi aprovado na Assembleia Legislativa da Paraíba o PL nº 71/2019!

O Projeto de Lei proíbe o uso, comercialização e distribuição de canudos de plástico descartável no estado da Paraíba e determina que sejam substituídos por canudos de material não descartável ou de material biodegradável, como canudos de papel, inox, bambu e etc. A lei entra em vigor em 120 dias e prevê a criação de uma campanha para que haja a conscientização da sociedade acerca da relevância da lei.

O Greenpeace Jampa participou ativamente das discussões e da elaboração do texto final do projeto de lei que foi aprovado, propondo emendas. Além disso, o Greenpeace Jampa junto com outros projetos, movimentos e ONGs elaborou uma carta endereçada aos deputados estaduais sobre o tema pedindo a aprovação do projeto de lei que foi lida durante a sessão de votação (A carta está disponível no link da bio do nosso Instagram).

Agradecemos imensamente a todos que apoiaram a campanha "Descanude-se", especialmente, ao Ministério Público, a Marinha Brasileira, a EMLUR, ao projeto @maressemplastico , a ONG @ong.ipas e os(as) deputados(a) que apoiaram a lei!

Está vitória é um grande passo para o banimento dos plásticos descartáveis, já que o plástico causa um imenso impacto ambiental, principalmente, para a vida marinha, pois polui a água, o solo e o ar, prejudicando a fauna e a flora, e podendo ser ingerido até mesmo pelo seres humanos que também acabam sendo exposto às toxinas do material.

Diante disso, podemos perceber a importância de criar políticas públicas ambientais para reduzir o uso de plásticos descartáveis!