Aumento de queimadas no Pantanal. Aumento de queimadas no Cerrado. Aumento de queimadas na Amazônia.

Cada vez mais as queimadas tomam os noticiários brasileiros. Dados do INEP escancaram não apenas o descaso, mas também a negligência de um Estado ausente. Nossos biomas queimam na mesma velocidade que o governo flexibiliza leis.

Para entendermos as consequências, precisamos primeiro ter consciência de que tudo faz parte de um ecossistema: fauna, flora, animais, terra, água, atmosfera e nós, seres humanos. A biodiversidade, que é a riqueza e variedade do mundo natural, nos fornece alimentos, remédios e boa parte da matéria prima que consumimos.

Toda vez que nossos biomas queimam, junto com nossa fauna, flora e animais, queimam também nossa saúde e nossos meios de subsistência.

Assim, precisamos reconhecer rapidamente que a biodiversidade é a base da saúde do planeta e tem um impacto direto sobre a vida de todos nós.