No dia 5 de novembro de 2022, participamos da Virada Sustentável em parceria com a FAS (Fundação Amazônia Sustentável). Nessa edição, nossa equipe ficou situada no bairro Monte das Oliveiras, em contato com os jovens e crianças da comunidade, através do Coletivo Comunitário Soul do Monte.
Buscamos fazer atividades que trouxessem a conscientização sobre as causas ambientais locais, como também a identificação com a nossa cultura, através das músicas de artistas amazonenses.
Por se tratar de um grupo de jovens e crianças, procuramos abordagens que os cativassem e despertassem o interesse, dessa forma trabalhamos com jogos temáticos (alguns não temáticos também: quebra-cabeças), desenhos e pintura corporal para os mais jovens, tratando os temas ambientais na medida do entendimento de cada idade. Para os mais velhos, realizamos oficinas de reciclagem de resíduos sólidos, dando ênfase em toda a questão do processo de descarte e o impacto na poluição dos nossos rios, e oficina de lambe-lambe, utilizando o material das campanhas do Greenpeace e contando toda a história, motivação e objetivo de cada uma delas.
Aproveitamos a reunião para distribuir livros para a comunidade e também arrecadar assinaturas para o abaixo-assinado Amazônia de Pé. A atividade se mostrou muito positiva tanto para nossa equipe de voluntários como para os participantes, esse momento de fala-escuta, as trocas de experiências e olhares acerca dos acontecimentos contemporâneos e das vivências locais, muito nos enriquece, a cada ação.
Agradecemos aos parceiros da FAS e do Coletivo Soul do Monte Na Direção do Professor Rojefferson Moraes que nos recebeu com muita alegria no evento de extrema importância e impacto socioambiental, e a SEMMAS (Secretária Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade) pela distribuição de mudas de plantas, promovendo e incentivando a comunidade acerca do reflorestamento, e a todos os parceiros que juntos deram força a esse expressivo movimento verde.
✊🌱🌳💚

Fotos:📸Jacqueline Figueirôa, Kellen, Júnior Scart, Lary, Mayara Alves.

Greenpeace Manaus.