Após quase duas décadas de negociações, o Tratado Global dos Oceanos foi finalmente acordado pela ONU no dia 4 de março. Esse dispositivo normativo internacional é uma grande vitória para a proteção da biodiversidade dos mares.

Essa conquista tão especial também é um momento de grande felicidade para todos os voluntários do Greenpeace espalhados pelo mundo, porque a luta em defesa dos mares faz parte da nossa própria história desde o início! O Greenpeace "nasceu" em defesa dos oceanos ao tentar impedir testes nucleares em alto mar na década de 1970. Naquela época, os ativistas do Greenpeace já almejavam que os oceanos e a vida marinha fossem protegidos!

Nos últimos anos, o Greenpeace também fez uma campanha global (Proteja os Oceanos) que juntou mais de 5.5 milhões de assinaturas ao redor do mundo para pressionar os líderes globais a aprovarem o Tratado. Agora, continuaremos pressionando para que o acordo seja ratificado e cumprido!

A foto postada foi tirada durante a comemoração de uma tripulação de ativistas do Greenpeace, em 2020, quando agradeciam a adesão de milhões de pessoas ao abaixo-assinado em defesa do Tratado Global do Oceanos.

Texto: Greenpeacebrasil e Greenpeace Jampa

Foto: Andrew McConnel/Greenpeace