10 Anos de Fukushima - Greenpeace Fortaleza

Paulo Ricardo Schneider • 23 Março 2021
.

Dez anos de Fukushima

Em 11 de Março de 2011 ocorreu no japão um triplo desastre.
Logo após da detecção de um terremoto de magnitude 9 na escala Richter, verificou-se o início de um tsunami que devastou cidades inteiras, retirando-as do mapa.
Dentre várias perdas e destruições houve também uma explosão de uma usina nuclear em Fukushima.
Este desastre forçou a retirada de 160 mil pessoas que residiam nos arredores, ficando conhecido como a maior catástrofe no Japão desde as bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki, em 1945.
Ainda hoje, a maioria das pessoas não voltaram para suas casas, na região de Fukushima.

O grave caso de Fukushima, que vazou material radioativo para a atmosfera e para o Oceano Pacífico, nos traz um grande alerta sobre os perígos da utilização da Energia Nuclear.
Dentre os grandes problemas de utilização dessa forma de energia, podemos citar:

Custo muito alto
Contaminação por resíduos derivados da produção de energia nuclear, desequilibrando ecossistemas;
Sérios riscos de acidentes nucleares;
Graves riscos de contaminação por conta de acidentes;
Aquecimento de sistemas aquáticos, uma vez que a água utilizada para resfriameneto de geradores vem do mar e é devolvida mais quente.

.

Assim, precisamos reivindicar formas mais sustentáveis e verdadeiramente limpas de produção de energia,  precisamos de soluções que sejam viáveis economicamente, socialmente e ambientalmente.

#greenepace #greenpeacebrasil #energianuclear #fukushima #desastreambiental #energialimpa #energiasustentavel #sustentabilidade #ativismoambiental #ativismo