Boa tarde, gente! Sextou com girão; vem: 

No dia 25 de janeiro completou-se 3 anos desde o rompimento  da barragem da Vale, em Brumadinho. Lembrando que, de acordo com a contagem oficial, a lama de rejeitos de minério matou 270 pessoas. 

Em memória e resistência à tragédia, os voluntários de Belo Horizonte fizeram uma super mobilização nas redes, e contaram com o apoio dos seguintes grupos: Recife, Salvador, Fortaleza , Belém , Goiânia , Campina Grande , Rio de Janeiro e Campinas

Ainda falando de BH, dessa vez em parceria com Zona da Mata Mineira, os voluntas produziram uma live sobre Gestão dos resíduos sólidos e as oportunidades na sua utilização. Para agregar ao papo, os grupos convidaram Duda Salabert, vereadora, Felipe Gomes, engenheiro ambiental, e Genilson Tadeu, técnico em Agropecuária, para desmistificar de vez esse assunto. Se você ainda não viu, corre lá no canal do Greenpeace no youtube! 

Agora subindo um pouquinho pelo Brasil, o grupo de Fortaleza denunciou o reaparecimento de manchas de óleo pelas praias do nordeste. Esse problema já tinha acontecido em 2019, e agora as autoridades e os órgãos responsáveis estão estudando a gravidade da situação. 

31/01 - Dia Nacional do Engenheiro Ambiental 

O primeiro mês do ano terminou com uma homenagem vinda do grupo de João Pessoa, ainda em formação, a esses importantes profissionais que tanto contribuem para o desenvolvimento sustentável. 

Os Engenheiros Ambientais têm como principal função garantir que a convivência do homem com o meio ambiente seja ecologicamente equilibrada. Para isso, buscam desenvolver técnicas para a preservação e conservação da natureza a fim de garantir o uso sustentável dos recursos naturais.

Pra encerrar com um clima leve e gostoso, vem conferir o menu da semana produzido pelos voluntas: 

Feijão tropeiro - Zona da Mata Mineira <3

Cachorro quente vegano - Blumenau <3

Geleia de morango - Salvador <3

Pão de queijo vegano - Vale do Itajaí <3

Quer conferir as novidades dos voluntas de um jeito diferente e rápido? Vem pro girão em 1 minuto; o vídeo está aqui: https://vm.tiktok.com/ZMLFVqt6k/ 

Seguiremos atualizando e apoiando os grupos, afinal, estamos todes juntos nessa :)