Anu-Branco - Greenpeace Fortaleza

Paulo Ricardo Schneider • 20 Maio 2021
Greenpeace Fortaleza

Vocês sabiam que o  Anu-branco, de nome científico: Guira guira, é uma espécie de ave da família dos cuculídeos que existe na América do Sul? ela é a única espécie do gênero Guira.

Greenpeace Fortaleza

O Anu-branco tem como hábito andar muito no solo, em bandos de seis a doze indivíduos, ao lado de outras aves, como sabiá-do-campo, anu-preto e pica-pau-do-campo. "Anu" e "anum" derivam do termo tupi a'nu. "Guirá-acangatara" vem do tupi wi'rá akãnga'tara, que significa "ave de cocar". "Quiriru" vem do tupi kiri'ru. Popularmente é chamado de rabo-de-palha, alma-de-gato (a Piaya cayana também é chamada assim), anu-do-campo, anum-do-campo, pelincho, guirá-acangatara, piló, piriguá e piririta.

Essas aves costumam se alimentar de grandes artrópodes, pererecas, lagartos, pequenos pássaros e pequenos mamíferos como camundongos. Em épocas de escassez de artrópodes, alimenta-se de frutas, bagas, coquinhos e sementes de forma alternativa.

Alimenta-se também de insetos, como as cigarras que apanham em pleno voo. Muitas dessas aves nós podemos encontrar em Fortaleza. Você já viu um Anu-branco?

📸 - Rodolfo Rodrigo / Greenpeace Fortaleza

#GreenpeaceFortaleza #Greenpeace #Fortaleza #GreenpeaceBrasil