Comunidades Indígenas do Ceará - POVO TAPEBA - Greenpeace Fortaleza

Paulo Ricardo Schneider
Paulo Ricardo Schneider Facilitador de Fortaleza • 31 Março 2021
.

A formação e história do povo Tapeba, é sem dúvida a mais complexa do Ceará e provavelmente do Nordeste. Sua luta pela apropriação fundiária e sua formação a partir de outras etnias. Com a recorrente Lei de Terras, do Brasil Império, anulou-se os aldeamentos e a existência de Povos Indígenas. Com isso, a dificuldade de Resistência e existência do povo Tapeba se tornou ainda mais difícil.

.

Com suas terras apropriadas agora por fazendeiros, os Tapebas se viram na necessidade de apropriar-se de novos territórios tendo como objetivo a sobrevivência de sua cultura e modo de vida. Podemos citar que o povo Tapeba contemporâneo é resultado de:

(1) a desagregação de domínios territoriais pertencentes à igreja, onde tenham passado a prevalecer formas de uso comum, onde a "santa" (Nossa Sra. dos Prazeres) apareceria como proprietária;

e (2) a perda da posse de eventuais domínios titulados, que teriam sido entregues formalmente a grupos indígenas sob a forma de doação ou em retribuição a serviços prestados ao Estado. (citação).

.

Algumas fontes históricas ressaltam que Caucaia surgiu a partir da aldeia Nossa Senhora dos Prazeres. Daí a complexidade do Povo Tapeba frente à política atual da região.

O fato é que a autodeterminação do povo Tapeba não deve nunca ser discutida a parte dos outros povos e culturas, independentemente dos aspectos sociais que levaram a sua formação e configuração atual.

|Fontes: https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Tapeba

Fotos: Isa - Instituto Sócio Ambiental / Internet / Funai

….

#PovosIndígenas #ComunidadesIndigenas #PovosOrigináriosdoCeará #IndigenasdoBrasil #ResistênciaIndigena #GreenpeaceFortaleza