Oi! Espero que estejam bem. Os voluntas têm se dedicado constantemente na luta pelo meio ambiente através de ações de limpeza, gestão de resíduos, conteúdos informativos e, principalmente, atividades focadas na educação. Por isso, o girão está melhor a cada semana que passa! Vem ver:

 

Na terça-feira (11), o grupo de Macapá realizou uma oficina chamada "Cores que Salvam o Planeta", atividade do GT (Grupo de Trabalho) Educação e uma ação direta do Projeto Escola:

 

No sábado (15), foi o Dia do Consumo Consciente. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o consumo consciente é aquele que leva em conta, ao escolher os produtos ou serviços, o meio ambiente, a saúde humana e a animal e relações justas de trabalho. Além de questões como preços e marcas. Os grupos locais aproveitaram a data e fizeram ações incríveis, vem ver:

O grupo de Porto Alegre fez um post no Instagram:

 

A galera de Belo Horizonte participou de uma ação de pintura em uma cooperativa de catadores (@coopesol_leste) a convite do Pimp My Carroça (@pimpmycarroca):

 

O grupo do Espírito Santo, que está em formação, fez uma ação de limpeza de praia em parceria com a organização Amigos da Jubarte (@amigosdajubarte):

 

E para finalizar as ações do sábado (15), rolou uma reunião de boas-vindas em Belém! As meninas arrasaram na criação de camisetas:

 

No domingo (16), a galerinha de Recife fez uma ação de manejo junto com o coletivo Jardim Secreto do Poço da Panela (@jardimsecretodopoco). Os voluntas também visitaram as mudas plantadas no Pedal Verde e fizeram a instalação de uma caixa d'água que será utilizada para o sistema de irrigação do jardim:

 

A ativista Ana Clis, de São Paulo, e o ativista Rui Gemaque, de Belém, sobrevoaram áreas de queimada na Amazônia para entender a relação entre as queimadas na floresta e o aumento na conta de luz:

 

Os voluntários de Belém e São Paulo aproveitam a experiência adquirida no sobrevoo e participaram do podcast Az Ideias (@azideiaspodcast), onde falaram sobre a relação entre a crise climática, a destruição da Amazônia e justiça climática. Se você não conseguiu ver é só clicar aqui e conferir no Youtube.

 

O grupo do ABC Paulista está procurando por novos voluntas para somar nas ações! As inscrições começaram terça-feira (17) e vão até sexta-feira (28). É só entrar no Conexão Verde, fazer o cadastro seguindo as instruções da plataforma, entrar no grupo de voluntários(as) do ABC Paulista, mandar uma mensagem e esperar que alguém entrará em contato com você:



 

 

Na quarta-feira (12), foi o Dia Nacional do Mar. A galerinha de João Pessoa e Belo Horizonte falou mais sobre a data no Instagram:

 

No domingo (16), os grupos de Porto Alegre e Belo Horizonte fizeram posts sobre o Dia Mundial da Alimentação. A data foi criada com o intuito de desenvolver uma reflexão a respeito do quadro atual da alimentação mundial. Nós sabemos que o Brasil tem enfrentado desafios na alimentação, como o uso intensivo de agrotóxicos e o retorno ao mapa da fome da ONU, mas nem tudo está perdido e ainda podemos mudar isso! Vem ver como:

 

Você pode reduzir seu consumo de proteína animal fazendo uma receitinha da #SegundasemCarne. Os grupos de Leste Paulista e Zona da Mata ensinaram duas receitas maravilhosas, uma de antepasto de casca de banana e outra de angu temperado:


 

E você também pode se mobilizar junto conosco no grupo de agricultura e alimentação, no Conexão Verde! Lá nós falamos sobre a importância de uma nova agricultura, que produz alimentos de maneira ecológica e socialmente justa, debatemos sobre as consequências do uso intensivo de agrotóxicos, incentivamos a redução do consumo de proteína animal e postamos outras receitas deliciosas. Te espero lá!