Você sabia que um terço dos alimentos produzidos são desperdiçados?

O Brasil é um dos países mais populosos do mundo e ocupa o ranking dos 10 países que mais desperdiçam alimentos, aproximadamente 35% dos alimentos são descartados na fase de produção todos os anos.

As causas do desperdício de modo geral ocorrem nas frutas e vegetais que se estragam rapidamente, muitas vezes ainda na prateleira do supermercado, problemas no momento do pós-colheita, uso embalagens impróprias ou ausência delas, o processo de logística de longas distâncias, o armazenamento nos transportes e o que chega no prato e não é consumido, esses são alguns fatores recorrentes para esses resultados.

Outro fator que colabora com o desperdício de alimentos é a prática de descartar alimentos que não estão estragados, mas que estão com aparência danificada e considerada feia para os padrões de consumo. Dessa forma, contribui com a redução de alimentos disponíveis, visto que a segurança alimentar, erradicação da pobreza e a fome, ainda é um desafio para  os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Reduzir o desperdício de alimentos é a forma mais sustentável de diminuir perdas de recursos naturais.

Santos, K. L., Panizzon, J., Cenci, M. M., Grabowski, G., & Jahno, V. D., 2020.

As principais causas de desperdícios acontecem dentro das residências familiares. Por isso a importância de fazer uma lista de compras com PLANEJAMENTO antes de ir ao supermercado e evitar comprar de forma impulsiva. Assim, evita perda e economiza no bolso.

Há vários pontos que devem ser considerados desde a produção do alimento até chegar à mesa, antes de eliminá-los, como:

O uso excessivo de água na produção, a utilização de fertilizantes, agrotóxicos, consumo de energia, petróleo na produção de máquinas, são aspectos presentes na agropecuária que impulsionam para mais produção de alimentos, assim, pressionando cada vez mais os recursos naturais.

O que podemos fazer para minimizar os impactos são nossas escolhas por:

• Produzir a cultura do consumo consciente.
  •  O planejamento do produto e utilização.
  •  Lista de compras.
  •  Fazer o armazenamento de forma correta.
  •  Estabelecer estratégias e políticas para reduzir ou prevenir o desperdício de alimentos.
  •  Disponibilidade de informações sobre a quantidade, o motivo pelo qual são geradas as perdas.

Para mais dicas com essa, acompanhe o nosso perfil no Instagram (@gpbr.fortaleza). É por lá que divulgaremos mais conteúdos e nossas próximas atividades.

Comunicação do Greenpeace Fortaleza

Imagem: Ruy Cesar

Texto: Jéssica Santos

Revisão: Amanda Nuit

Fonte: Santos, K. L., Panizzon, J., Cenci, M. M., Grabowski, G., & Jahno, V. D. (2020). Food losses and waste: reflections on the current brazilian scenario. Brazilian Journal of Food Technology, 23, e2019134.