Fala galera! Como vocês estão?

Nos últimos 7 dias, os grupos organizaram 15 mobilizações diferentes! Além da excelente frequência, todos vêm diversificando cada vez mais os formatos para engajar geral. Só essa semana eles contemplaram demandas vindas do Green, algumas próprias e ainda incluíram em suas pautas datas importantes como o Dia Mundial da Abelha, Dia Internacional da Biodiversidade, Dia do Apicultor, Dia da Tartaruga e Dia do Trabalhador Rural! Demais, né? Vem ver tudo o que rolou:

13/05 - 6° encontro com comunidades <3

No nosso último encontro com os voluntas, contamos com a presença de mais de 35 voluntas e do Diogo Gonzaga, membro do Green internacional. Ele compartilhou um pouco da sua trajetória em storytelling e deu dicas para os voluntas sobre como contar uma boa história - e a importância que isso tem.

Os participantes também tiveram a oportunidade de realizar um exercício para treinar a comunicação neste momento em que estamos.

20/05 - Recepção Virtual de Macapá

Para receber os voluntas novos do grupo, os veteranos de Macapá organizaram uma confraternização online para todos se conhecerem melhor e alinharem os objetivos do grupo daqui pra frente.

20/05 - Dia Mundial da Abelha 🐝

Como data de conscientização da importância das abelhas no ecossistema, principalmente na polinização para o desenvolvimento sustentável, o Dia Mundial da Abelha busca levar mais informação às pessoas sobre como tudo no meio ambiente está conectado. Pensando nisso, o grupo do ABC Paulista divulgou a data nas redes sociais:

22/05 - Dia Internacional da Biodiversidade

Com mensagens de mobilização e conscientização da importância de protegermos nosso ecossistema, vários grupos se engajaram nas redes e no Conexão Verde com posts e textos sobre o Dia Internacional da Biodiversidade; olha só:

22/05 - Dia do Apicultor

Para valorizar e lembrar da importância do trabalho das pessoas dessa área, os voluntas de BH fizeram uma homenagem a todos os apicultores do Brasil.

22/05 - Encontro dos Voluntas contra a MP910

Os grupos de São Luís, Macapá, Manaus e Belém de reuniram através do Zoom para conversar sobre a então MP910, seus malefícios e através de quais formas os voluntas podem se engajar para mobilizar o maior número de pessoas possível.

22/05 - Live sobre a importância da sustentabilidade na agricultura

O grupo de Fortaleza continua com as lives semanais, e o tema dessa semana foi a da sustentabilidade na agricultura. Para conversar sobre o assunto, os voluntários convidaram Luiz Tiago, engenheiro agrônomo; Alexandre Caique, fundador da Ecoar Sintropia e Maria Vitória, graduanda em agronomia.

*Por problemas técnicos, a live, que estava prevista para acontecer em 20/05, acabou acontecendo em 22/05.

23/05 - Dia da Tartaruga

Para informar sobre a importância das tartarugas para a regulação do nosso ecossistema e explicar como podemos protegê-las da extinção, os voluntas de Brasília postaram conteúdos de mobilização:

24/05 - Cine Debate - Ser Tão Velho Cerrado

Dando sequência aos encontrinhos virtuais, o grupo de Brasília resolveu se reunir através do Zoom para discutir sobre o filme “Ser Tão Velho Cerrado” e debater sobre desmatamento e a perspectiva das pessoas que vivem nessa realidade. Os voluntas também fizeram a apresentação do relatório “Segure a Linha”, que trás importantes dados sobre o avanço da fronteira agropecuária no Cerrado.

Se estiver afim de assistir este filme também é só clicar aqui :)

24/05 - Reunião online - Salvador

Para debater temas como o processo seletivo, grupo de estudos, programação das atividades do mês e próximas reuniões, o grupo de Salvador se reuniu online.

25/05 - Dia do Trabalhador Rural

Para homenagear todos os trabalhadores rurais do Brasil, o grupo de Brasília e Goiânia também mobilizaram as redes sociais com textos e imagens:

Mobilização contra a PL2633

Sabendo da importância de não pararmos - principalmente agora - de nos mobilizar contra a PL2633, os voluntários de todo o Brasil continuam super engajados nas redes sociais. Como exemplo, estas foram as mobilizações de São Paulo e Belém:

Tutorial - Como fazer vasinhos com garrafa pet <3

O grupo de voluntários do ABC Paulista começou uma série no instagram sobre reciclagem, e o primeiro episódio foi sobre como transformar aquele monte de garrafas pet que a gente usa em vasinhos fofos.

Pra quem quiser ver, o passo a passo está aqui.

#Tbt - Aterrar Pra Quê - Fortaleza

Essa semana nosso volunta Paulo, de Fortaleza, nos lembrou de um momento muito marcante para o grupo em 2019 - o Aterrar Pra Quê. Esse movimento defende a preservação de espécies marinhas que vivem nas proximidades da Orla de Fortaleza. No dia retratado, os voluntas se reuniram para ir à praia com dizeres do projeto e conscientizar as pessoas que estavam por lá.

Fique em casa - Navegantes <3

Com o objetivo de mobilizar do melhor jeito as pessoas para que fiquem em casa, os voluntas de Navegantes gravaram um vídeo incentivando as pessoas a se cuidarem e usarem máscara. O vídeo está disponível aqui. :)

Segunda Sem Carne <3

A receitinha gostosa e saudável dessa semana foi compartilhada pelo grupo de Brasília! Eles ensinaram a fazer um cuscuz vegano :)

Seguiremos atualizando e apoiando os grupos, afinal, estamos todes juntos nessa :)

E você, participou de alguma dessas mobilizações? Conta pra gente como foi!