Dia da Sobrecarga da Terra

Mariana Faria
Mariana Faria Anfitriã do Conexão Verde • 4 Agosto 2022

TerraDia da Sobrecarga do Planeta!

Há mais ou menos vinte e seis anos, o “Dia da Sobrecarga da Terra” acontecia em outubro. Em 1975, novembro. Em 2015, 13 de agosto. 2022, hoje (28/07)!

Sem mudanças nos hábitos de consumo, até 2030 consumiremos o equivalente a dois planetas. Daí o Overshoot Day (como a data é conhecida internacionalmente), ocorrerá em junho. Na prática, funciona assim: a Terra provém recursos naturais para vivermos durante 1 ano inteiro. Nós, com todos os hábitos, retribuímos isso consumindo de forma excessiva, sem repensar o hoje e muito menos pensar no amanhã.

Muitas vezes ao falarmos sobre a necessidade de repensar os hábitos de consumo, as pessoas lembram do que elas compram. Quando na verdade, deveriam incluir os serviços escolhidos diariamente e toda a cadeia que envolve o produto final. Quando ressaltamos a importância do consumo consciente, envolvemos muitos fatores!

Sozinha, a pegada de carbono da humanidade mais do que duplicou entre 1961 e 1973, quando o mundo entrou em Overshoot ecológico. O consumo exagerado continua a ser o componente de maior crescimento do fosso crescente entre a Pegada Ecológica e a biocapacidade do planeta. Vale saber um pouco mais sobre a sua pegada de carbono, relembrar o acordo da COP 26 e se perguntar: queremos um novo dia de sobrecarga para a Terra? Precisamos de tantos excessos?  Que comece hoje a construção de novas chances para nós e para o planeta. ✊🏾

#sobrecargadoplaneta #consumoconsciente #pegadaecologica #pegadadocarbono #terra