Oi! Espero que esteja tudo bem por aí. Estamos em clima de Copa, vestibular, natal, fechamento de semestre… Mas mesmo assim essa galera não deixa o ativismo para depois!

Na segunda-feira (05), foi o Dia Internacional do Voluntariado. É mais um dia para valorizar esse trabalho tão incrível que os(as) voluntários(as) fazem - que por sinal é muito valioso para a nossa Organização. Essa data foi instituída no ano de 1985, quando as Nações Unidas perceberam ser importante incentivar a prática do voluntariado pelo mundo.

O grupo de Belo Horizonte fez um vídeo, no ritmo brasileiro, para expressar a gratidão por todos(as) os(as) voluntários(as):

A galera de João Pessoa postou uma série de recordações das ações feitas pelo grupo:

É muito bom contar com tantas pessoas maravilhosas nesse time, então bora ver o que mais rolou:

Na quinta-feira (01), o grupo de Belém fez uma ação do Projeto Escola na Escola Bosque com o Instituto BioMA (Biologia e Conservação de Mamíferos Aquáticos na Amazônia) e o coletivo Ação Lixo Zero (@acaolixozero). Eles e elas falaram sobre o impacto dos resíduos sólidos na vida aquática, mudanças climáticas e como este desafio pode afetar as comunidades:

O grupo de Porto Alegre também fez uma ação do Projeto Escola para alunos(as) do ensino fundamental da escola Herophilo Carvalho de Azambuja, no Bairro Ipê II. A galera participou da montagem de um forno solar e ganhou até bolo de caneca! O dia foi finalizado com o plantio de duas árvores na frente do local:

Os(as) voluntários(as) de Goiânia fizeram uma trilha ecológica na Reserva Veiga Jardim, em Aparecida de Goiânia, no domingo (27). A Reserva é de propriedade do Senhor Paulo, que se dedicou em reflorestar a área. Atualmente, no local se encontram sete nascentes, fauna e flora rica em diversidade com árvores e plantas nativas de todo o país:

O grupo de voluntas de Porto Alegre fez uma ação contra a entrega do Parque da Redenção a iniciativa privada:

O grupo de Recife participou do aniversário de 3 anos da Malateca (@malateca), que é uma biblioteca viva e itinerante. No evento aconteceu um bate-papo sobre a problemática das mudanças climáticas no Recife e foi encenada uma peça de educação ambiental: ‘’Tô enfiado na Lama!’’:

No sábado (03), o Projeto Raízes, do grupo de voluntários(as) de São Paulo, visitou a Terra Indígena do Jaraguá, na aldeia Tekoa Itakupe, do povo Guarani Mbya. O grupo foi se aproximar das pessoas da aldeia, conhecer suas vivências, sua cultura, os desafios em viver em uma terra indígena (ainda) não demarcada e levou aproximadamente 300kg de alimentos para as famílias:

O natal já está quase aí! E o grupo de Belo Horizonte quer aproveitar a data para realizar o sonho das crianças de ganhar um presente de Natal. Os(as) voluntas já conseguiram atender 200 cartinhas, mas ainda faltam outras. Que tal ajudar?

A galera de Salvador deixou receitinhas maravilhosas de sucos para você se refrescar no verão e aderir à campanha Segunda sem Carne:

Isso aí, amores! Vamos continuar acompanhando essa galerinha incrível, fiquem atentos. Continuamos firmes e fortes na luta por um mundo mais justo, verde e pacífico. Beijo forte no coração