Por aqui, durante todo o ano, nossa Organização e nosso time incrível de ativistas empenham-se pela mobilização indígena, a fim de trazer à tona a conscientização sobre a importância de protegermos terras, direitos e vidas dos povos originários. No dia 09 de agosto, Dia Internacional dos povos indígenas, essa luta ficou ainda mais clara. Vem ver tudo que rolou: 

São Paulo: 

Os voluntas também fizeram uma live com o rapper Guarani @xondaro, que é representante do grupo @ozguarani, para falar sobre a causa indígena e o cenário musical: 

E não para por aí, viu? Os voluntários e voluntárias convidaram Sônia Barbosa (Ara Mirim), Liderança Indígena Guarani, para contar um pouco de sua vivência no Jaraguá diante deste momento delicado no Brasil. 

A união faz a força! 

Pensando em dar maior visibilidade e engajamento à pauta indígena, nossos grupos locais fizeram uma parceria para conscientizar todes sobre expressões que usamos no nosso dia a dia. Olha só: 


 

Os grupos também se uniram para fazer vários outros posts de contextualização para o Dia Internacional dos Povos Indígenas. Aqui um exemplo: 

Em Belo Horizonte, os voluntários e voluntárias ampliaram o debate para a questão de gênero: 

Salvador:

 

Zona da Mata Mineira: 

João Pessoa: 

Todos os anos, quando chega essa época, vemos em todos os cantos notícias sobre nossos biomas pegando fogo. Mas você sabe por que a Caatinga, por exemplo, está sofrendo com as queimadas? O grupo de São Paulo te explica tudo: 

Os voluntas paulistanos também fizeram uma viagem no tempo para contar como o Greenpeace começou. Vem ver a sessão nostalgia e relembrar tudo na página do grupo: 

Em Fortaleza, rolou um vídeo para o TikTok falando sobre coisas que um(a) ativista ambiental costuma ouvir: 

Enquanto o projeto do rodo minério não cair, a mobilização do grupo de Belo Horizonte não vai parar. Essa semana teve mais vídeo dos voluntas esclarecendo dúvidas sobre o caso: 

 

Em Recife, teve denúncia contra os deputados de Pernambuco que votaram “sim” para o PL da grilagem, que legaliza o roubo de terras públicas no Brasil. 

Em clima de mobilização indígena, os voluntários e voluntárias de Fortaleza falaram sobre o documento, enviado ao Tribunal Penal Internacional, que denuncia Jair Bolsonaro por genocídio de povos originários: 

E seguimos de pé! O grupo de Porto Alegre também soltou a voz para exigir a demarcação de terras indígenas:

Alinhado com Recife, o pessoal de João Pessoa se mobilizou contra o PL da grilagem:  

05/08 - Dia Nacional da Saúde 

O grupo de Zona da Mata, ainda em formação, não perde tempo! Os voluntas aproveitaram a data para relacionar saúde e meio ambiente. Vem ver: 

05/08 - Aniversário de João Pessoa

A cidade leonina completou 436 anos, e para celebrar, o grupo local falou sobre o que há de mais precioso por lá: a natureza!

14/08 - Dia Nacional de Controle da Poluição Industrial 

Essa data, acima de tudo, é sobre conscientização, tanto para o presente quanto para o futuro. Vem ver como foram as mobilizações: 

Zona da Mata: 

João Pessoa: 

É sempre bom relembrarmos o propósito das causas que abraçamos, né? <3 

Por isso, o grupo de Blumenau, ainda em formação, fez um post falando sobre o movimento da Segunda Sem Carne, e aproveitou para tentar cativar novos adeptos e adeptas a esse estilo de vida sustentável e consciente :)

Seguiremos atualizando e apoiando os grupos, afinal, estamos todes juntos nessa :)