Oie, galera! Eu espero que vocês estejam bem. Semana passada teve o Dia Mundial do Meio Ambiente, e os voluntas produziram vários conteúdos e atividades incríveis.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído pela Organização das Nações Unidas com o objetivo principal de chamar a atenção da população sobre os problemas ambientais e a importância de preservar o meio ambiente e os recursos naturais.

Pensando nisso, os grupos de voluntas criaram diversas artes nas redes sociais e atividades para impactar as pessoas. Olha só:

Belo Horizonte

Porto Alegre

Salvador

Zona da Mata

João Pessoa

Para comemorar essa data especial , os voluntários e voluntárias de Goiânia foram convidados pelo @plantadoresdeagua a participar de uma ação no Lago das Rosas junto com outras instituições. Por lá, rolou mutirão de limpeza, exposição de fotos, mostra temática, recreação e campanhas educativas.

No dia 03 de Junho, o grupo de João Pessoa participou da Semana do Meio Ambiente 2022, no Sesc Cabo Branco. As voluntárias Tamires Amorim e Tarciane Oliveira representaram o grupo no evento a convite da SUDEM. Por lá, o geógrafo e ambientalista Mário Cesar Mantovani ministrou uma palestra sobre o tema "Como fazer chegar às decisões das Convenções de Clima e Biodiversidade no nosso dia a dia".

E ainda não acabou! O grupo de João Pessoa também realizou uma live especial com a convidada Dra. Andréa Leandra, do departamento de Geociências da UFPB, para falar a respeito dos sérios problemas ambientais da cidade.

No domingo (05), os grupos de Leste Paulista e Campinas, em formação, se mobilizaram juntos para a coleta de assinaturas para o Projeto de Lei da Iniciativa Popular Amazônia de Pé, articulado pela @_nossas. Também rolou coleta de assinaturas para a petição "Marco Temporal Não",  que defende as  populações indígenas.O evento também contou com uma oficina de pintura de camisetas e um mural de "bilhetes para a Amazônia".

Além dessas atividades maravilhosas em comemoração ao dia do meio ambiente, o grupo de Brasília relembrou uma ação de limpeza do dia 28 de abril. Foram recolhidos 25 sacos de lixo cheios de resíduos recicláveis, dois pneus e quatro galões vazios. Um trabalho sensacional e que, com certeza, faz muito a diferença! Parabéns galera \o/

O grupo de Bertioga participou da 4° edição do Festival da Mata Atlântica, onde abordaram a importância da Mata Atlântica, sua incrível biodiversidade e como preservar esse bioma importantíssimo para todes. Os participantes conversaram sobre ativismo, ações diretas não violentas, transposição do Rio Itapanhaú, o retorno das limpezas de rios e praias e distribuíram brindes especiais para a galera!

Em 29 de maio, o grupo de voluntários de Manaus, junto com o coletivo @arteocupa, esteve presente na praça Jardim Petrópolis para realizar com a comunidade uma intervenção artivista sobre mudanças climáticas. Tiveram atividade de pintura, dinâmicas e um papo sobre a Terra.

Pra fechar, Porto Alegre lembrou do Dia Nacional da Educação Ambiental:

“(..) A Educação Ambiental dá a oportunidade de formar cidadãos críticos, éticos e conscientes, para se tornarem agentes em prol da sustentabilidade.”(Instagram Voluntas Porto Alegre)

Ei, você que não conseguiu participar das atividades do dia do meio ambiente, bora se engajar no Mês do Meio Ambiente com o grupo de Belém!

O grupo do Rio de Janeiro convida todes para o “LIVMUNDI 2022” Festival de vida sustentável, que acontecerá em todos os finais de semana do mês de Junho. O tema principal deste ano é "Qual Presente Eu Deixo no Presente?". As inscrições são gratuitas através deste site.

A galera do Leste Paulista realizará um Ponto Verde dia 18/06 das 14h00 às 20h na Praça Rui Barbosa - Largo da Estação, convidados pelo @estacaoatelie a favor do PLIP Amazônia de pé. Terá coleta de assinaturas, oficina de desenho para crianças, doação de mudas de árvores e muito mais!

Ficamos por aqui com essa galerinha que continua à todo vapor nas atividades para proteger o meio ambiente, e deixo uma receitinha deliciosa do grupo de Belo Horizonte de Macaron Vegano!