Fala, galera! Como vocês estão?

Essa semana, em conscientização sobre desmatamento, queimadas e a relação com a nossa comida, voluntários e voluntárias compartilharam receitas verdes para quem deseja viver um estilo de vida mais verde

Brasília - Halloween 

2020 foi uma história de terror para os biomas brasileiros. O Brasil está em chamas e a destruição não respeita fronteiras.

Só no Pantanal, a maior planície inundada do mundo, o fogo já atingiu mais de 12% do território. No Cerrado, a savana mais biodiversa do planeta, foram registrados mais de 38 mil focos de calor. Na Amazônia, os números de incêndios florestais cresceram 86% em relação ao ano passado.

A gravidade da situação é, sobretudo, resultado do projeto de destruição conduzido pelo governo atual, com desmonte sistemático das estruturas e políticas públicas de proteção ambiental somado a ausência de plano, meta ou orçamento capaz de proteger as riquezas naturais do Brasil de forma concreta.

Por tantos motivos, neste Halloween, as voluntárias do grupo de Brasília produziam maquiagens para alertar sobre o verdadeiro terror: a destruição dos biomas brasileiros. 

Também falando sobre nossos biomas, o grupo de Recife fez um post especial voltado para a Caatinga, que por sinal é o único bioma exclusivamente brasileiro, sabia?

Embora tenha uma grande importância para as condições naturais da região do nordeste brasileiro, a Caatinga vem sendo desmatada descontroladamente ao longo dos últimos anos. Esse processo não só pode, como já está nos levando a uma situação de destruição irreversível, com perdas irreparáveis na fauna e na flora. 

E a gente sabe que nossos voluntas não fazem o serviço pela metade, né? Por isso, após divulgar todas as informações necessárias para a conscientização sobre a preservação do bioma, o grupo chamou todes para a ação de mudança com dicas ótimas e super fáceis de serem praticadas. Vem ver:

28/10 - Reunião de boas-vindas Belo Horizonte 

Coração de mãe e grupo local são lugares que sempre cabem mais quantas pessoas quiserem entrar. E que bom ver que, mesmo em tempos tão difíceis, temos cada vez mais pessoas interessadas em engajar-se pela causa ambiental conosco. 

Para receber os novos e novas integrantes de braços virtuais abertos, o grupo de Belo Horizonte organizou um encontro online, pelo Zoom, para que todes se conhecessem, compartilhassem experiências e claro, já ficarem por dentro de tudo que vai rolar. 

O grupo de Salvador aproveitou a semana para pronunciar-se contra o descaso com a Lagoa do Abaeté. O governo do estado está realizando uma obra na beira do local, ainda que seja uma APA - Área de Proteção Ambiental.

Ou seja, ao promover a construção de uma elevatória de esgoto ao lado da lagoa, o poder público demonstra uma grande falta de cuidado com a fauna e flora do local, que serão irreversivelmente destruídas com a obra. 

Tem petição rolando pela causa. Quer ajudar? É só clicar aqui :) 

27/10 - Dia do engenheiro agrícola 

Ser engenheiro agrícola é estudar sobre métodos de armazenagem, construção de silos, armazéns e estufas e colocar tudo isso em prática. E é também sempre procurar inovar de forma sustentável.

Um fator importante no trabalho desse profissional é adotar medidas que impeçam a erosão e o esgotamento do solo, além da poluição de mananciais. Construir açudes, barragens, sistemas de irrigação e de drenagem são tarefas também presentes no dia a dia do engenheiro agrícola. Importantíssimo, né?

Pois é! Para homenagear a todes os profissionais da área, o grupo de Belo Horizonte fez um post pra lá de especial:

01/11 - Dia Mundial do Veganismo

Para celebrar o estilo de vida de consciência ao planeta e que respeita a existência dos animais, os grupos de Recife e Belo Horizonte preparam mensagens super fofas; olha só: 

Hoje é considerado o Dia Mundial Do Veganismo! Você sabe o por que ele é tão importante?

A indústria pecuária é a responsável pela criação de animais com fins comerciais tanto para o mercado alimentício, quanto para serem usados como matéria-prima (lã e couro) para a obtenção de outros produtos. O veganismo é um movimento onde todo o uso de produtos de origem animal é substituído por produtos de origem vegetal, e não se restringe só a alimentação, ou seja, faz bem pra tudo e todes <3

Novembro azul 

O fim do ano já está batendo na porta, e acabamos de entrar no mês de conscientização e prevenção ao câncer de próstata. Para lembrar sobre a importância de realizar exames e estar atento aos sinais de saúde, o grupo de Belo Horizonte divulgou um post sobre o assunto: 

Fim de semana chegando a gente só pensa no nosso encontro com a Netflix, né? Então já separa essas indicações dos nossos voluntas: 

Dica de Recife - Caatingas em Risco

O longa foi realizado pela Fundação Joaquim Nabuco, sob a direção de Augusto Amorim e Neison Freire e produção de Massangana Multimídia Produções.

A Caatinga, nossa Mata Branca, única no Brasil e no mundo, ainda é o bioma menos pesquisado e o mais degradado entre os biomas brasileiros. Esse vídeo documentário avalia e expõe o atual estado de conservação deste bioma, os desafios e importância dele para a biodiversidade.

Dica de BH - David Attenborough e Nosso Planeta

Nesse documentário, o naturalista David Attenborough disserta sobre sua trajetória profissional e a evolução da vida em nosso planeta, lamentando a respeito dos atentados cometidos pelos humanos contra a Terra, assim como as perspectivas para o nosso futuro.

 

E já que a gente falou sobre o Dia Mundial do Veganismo e os infinitos benefícios de aderir refeições mais verdes, vem ver essas receitas deliciosas que os grupos separaram pra te inspirar a começar hoje: 

Croquete de cogumelos - Brasília <3  

Hambúrguer de grão de bico - ABC Paulista <3 

Strogonoff vegano de grão de bico - Recife <3 

Cookies veganos - Belo Horizonte <3 

Halloween vegan bowl - Manaus <3 

Bolinho vegetariano - Zona da Mata <3

Para entrar no clima das ações da semana do lixo zero, projeto do @institutolixozerobrasil, o grupo de BH fez um #TBT de 2012, quando os voluntários e voluntárias foram até a Lapinha da Serra, uma região maravilhosa que fica a cerca de 150 km de Belo Horizonte, para recolher lixo. 

Só na primeira meia hora da atividade, o grupo já havia enchido três sacos de lixo de 30 litros. Muita coisa, né?

Seguiremos atualizando e apoiando os grupos, afinal, estamos todes juntos nessa :)