Oi gente, como vocês estão?

Sextou, feriado chegando… Pra dar aquele gás para terminar a semana, vem se inspirar nos nossos voluntas:

O destaque dessa semana foi para enaltecer os e as responsáveis por todos os outros destaques do ano: nossos voluntários e voluntárias.

No dia 28, sábado, comemoramos o Dia Nacional do Voluntariado - o que foi uma baita oportunidade para nós, enquanto Organização, valorizarmos o trabalho diário de milhares de ativistas pelo Brasil que seguem de mãos dadas com a gente, sempre fortalecendo a luta por um mundo mais justo e engajando, seja lá como for, nossos objetivos e campanhas. É muito amor, gratidão e orgulho envolvidos.

Entre os nossos grupos, é claro, também rolou uma onda de declarações e fortalecimento do propósito de sermos quem somos. Vem ver tudo:

Belo Horizonte <3

Nós somos a base da resistência do ativismo e nós construímos as mobilizações e lutamos por um mundo mais justo e verde. Obrigado, @greenpeacebrasil 🤍”

Salvador <3

“Nós, do #GreenpeaceSalvador, doamos parte de nossas vidas para lutar pelo uso sustentável, mais justo e igualitário do nosso planetinha azul, tendo como remuneração a satisfação, o amor e o sentimento de fazer algo pelo bem comum”.

Recife <3

“Feliz dia para todes que dedicam ao menos um pedacinho do seu dia pro voluntariado, para todes que acreditam que a mudança também vem do coletivo! E especialmente para todes aqueles que fazem parte dessa grande família que é o Green. Juntos, somos mais fortes! 💚✊🏿✊🏽✊🏻🌱”.

João Pessoa <3

“O Greenpeace Jampa acredita no valor do voluntariado e agradece a todos que dedicam parte do seu tempo a inúmeras causas em prol das pessoas, dos animais, da natureza e da sociedade. O voluntariado existe em diferentes formas e todos nós podemos dar a nossa contribuição”.

Blumenau <3

“Hoje gostaríamos de agradecer a cada um(a) dos(as) nossos(as) voluntários(as) que doam o seu tempo a uma causa tão importante. Juntos(as) podemos mudar a nossa realidade! 💚”

Manaus <3

“Feliz dia 28 para o time que não mede esforços e que faz acontecer. Agradecemos a coragem de todos os voluntários que ajudam a manter de pé a luta por um mundo melhor e possível!

Feliz dia dos voluntários, verdinhos 💚”

Fortaleza <3

“Ah, que saudade que a gente tem de uma reunião presencial, ein?

Nós do Greenpeace Fortaleza acreditamos na força do voluntariado, na nossa união e no nosso foco em proteger o meio ambiente.

Sonhamos com um futuro mais ecológico e consciente, mas também vamos à luta para que esse sonho seja uma realidade.

Somos muitos, somos os Guerreiros do Arco-íris e estamos aqui para defender a natureza! 💚🌈

Desejamos a todas e todos os voluntários do Green um feliz dia do Voluntariado!

Que em breve a gente possa se abraçar e comemorar juntes o poder do nosso encontro! 💚✊🏽”

Em Porto Alegre, o grupo preparou uma sequência de posts para homenagear a data. Olha só como ficou o feed do instagram:

Para te dar um spoiler e uma curiosidade para conferir todos os outros conteúdos, se liga em alguns depoimentos dos nossos voluntas:

O dia do folclore já passou, mas o pé do grupo de BH não sai do acelerador nunca! Então vem ver o que continua rolando pelas redes:

Vale ressaltar (e aplaudir de pé) que, em todas as postagens, os voluntários e voluntárias fazem conexão com pautas ambientais e trazem à tona dados e discussões super atuais e necessárias.

História da Cuca:

História do Boto-cor-de-rosa:

História da Vitória Régia:

Achou que tinha acabado por aí? Que nada! O grupo também criou um quadro para que os voluntas pudessem ler e interpretar as histórias em formato de vídeo!

Por que será que o Saci é solteiro?

O caçador e a onça:

E para você que, assim como eu, adora o nosso folclore, este ano a Netflix lançou “Cidade Invisível”, uma série nacional que transita entre as lendas populares. Vale assistir!

Já que os voluntários e voluntárias de Belo Horizonte vieram pelo caminho todo puxando ganchos nos assuntos relacionados ao meio ambiente, por que não aprofundarmos a discussão sobre a relação do homem com a natureza?

É isso aí! Vem ver o conteúdo que o grupo produziu:

27/08 - Dia Mundial da Limpeza Urbana

A selva é de pedra mas também temos que cuidar! Vem ver o conteúdo que o grupo de Zona da Mata, ainda em formação, preparou para a data:

No dia 30 de agosto de 2021, completaram-se 2 anos do aparecimento das primeiras manchas de petróleo no litoral da Paraíba. As manchas viriam a aparecer em mais 11 estados naquele ano, o que configurou o maior crime ambiental já ocorrido no Brasil.

Apesar da dimensão do acidente e do tempo decorrido, continuamos sem respostas sobre o que verdadeiramente aconteceu. Continuamos sem saber quem foram os verdadeiros responsáveis pelo derramamento do petróleo. Continuamos sem saber os reais impactos desse derramamento para o meio ambiente e para a saúde das pessoas.

Em protesto, denúncia e resistência, o grupo de Salvador, junto com o Mar de Luta, manifestou-se nas redes:

Ainda em clima de folclore, o grupo de BH, aproveitando a lenda da mandioca, de origem indígena, compartilhou a receita do @ClimaxBra de bolinho de tapioca com JACA VERDE! É de dar água na boca, né? Perfeito para comer enquanto assiste a série que eu indiquei lá em cima sobre o tema ;)

Seguiremos atualizando e apoiando os grupos, afinal, estamos todes juntos nessa :)