Dia Nacional do Voluntariado: ativistas falam sobre o propósito de lutar por dias melhores e mais verdes

Luana Leal Greenpeace Brasil • 3 Setembro 2020
0 comentários
2 curtidas
34 visualizações

Fala galera, boa tarde! Espero que estejam bem :)

Dia 28 de agosto tivemos o Dia Nacional do Voluntariado, então já dá pra imaginar o tanto de coisa linda que rolou durante a semana né?

Sem mais spoilers, vamos para o que interessa: 

Nada mais justo do que começarmos falando da data que bombou as redes sociais dos grupos locais essa semana. Dia 28 de agosto, voluntários, voluntárias e diversas Organizações uniram-se para celebrar o Dia Nacional do Voluntariado. A ocasião, além de lembrar a todes sobre a importância da participação de cada um nessa jornada, é também uma oportunidade linda para homenagear aqueles que lutam lado a lado, compartilhando experiências e dividindo aprendizados em prol de um mundo mais sustentável. 

A primeira ação foi um vídeo, idealizado e produzido a partir da união de voluntas de todo o país, no qual cada participante contou um pouco sobre as atividades e momentos que mais os marcaram. Vem ver, ficou lindo <3

Os grupos locais também postaram álbuns de fotos relembrando os melhores momentos que passaram juntes. Alguns voluntas descreveram a sensação de pertencer ao time de voluntários e voluntárias do Greenpeace Brasil como “ser parte de uma grande família”.

Grupo de Brasília <3

Grupo de São Paulo <3

Grupo de Manaus <3

Grupo de Porto Alegre <3

Grupo em formação - Litoral Norte/RS <3

Grupo de São Luís <3 

Toda essa galera, somada a mais dezenas de pessoas, resultam em cerca  de 3.500 espíritos corajosos, que se espalham por mais de 300 cidades do Brasil. 

Dando continuidade às ações que rolaram, vamos agora para Recife. O grupo reuniu, em um vídeo, várias palavras-chave escolhidas pelos voluntários e voluntárias para sumarizar o significado de “Voluntariado”. Vem conferir tudo aqui :) 

Em Belo Horizonte os voluntas também abriram o coração e contaram como sentem-se fazendo parte do voluntariado. Ao todo foram 16 depoimentos calorosos e super especiais. Você confere todos eles no instagram oficial do grupo :) 

Para finalizar, não podíamos deixar de fora o Festival do Voluntariado! 

Planejado pelo Atados e com a presença de várias Organizações, como a Anistia Brasil, EngajaMundo, Ação da Cidadania e Greenpeace Brasil, o evento contou com uma roda de conversa entre os representantes sobre as experiências com o voluntariado antes e durante a pandemia. As Instituições também debateram e trouxeram visões sobre a participação social ativa no Brasil. E representando todos os nossos grupos locais, o nosso Coordenador de Comunidades, Rafael Fernandes, enalteceu o trabalho e empenho de todes os voluntários e voluntárias da ONG, além de claro, o time que trabalha lado a lado com os grupos. <3

“Foi incrível poder estar ao lado de outras Organizações que atuam em diferentes temáticas e estratégias falando sobre o voluntariado e a sua importância para o desenvolvimento de pessoas mais empáticas e dispostas a contribuir por um mundo mais justo.”, comentou o Rafa.

O bate papo foi super interessante e agregador, e você consegue conferir como foi tudo aqui :) 

27/08 - Dia da Limpeza Urbana 

Em Goiânia, os voluntas trouxeram à tona um tema que é pouco debatido, mas super importante. No Dia da Limpeza Urbana, elxs explicaram a realidade sobre a produção de lixo nas grandes cidades e como a maioria da população tende a achar que os resíduos que produzimos diariamente desaparecem do mapa. Também homenagearam os profissionais de limpeza, que trabalham todos os dias para manter nossos centros urbanos limpos, e também aproveitaram para indicar um site de reciclagem. 

27/08 - Cine debate Brasília

O grupo se reuniu com o convidado Bernardo Feitosa, nutricionista, para falar sobre estilos de vida e vieses alimentares sustentáveis, além de esclarecer dúvidas acerca de dietas vegetarianas e veganas. 

Como base para discussão, a organização do grupo sugeriu que todes os participantes assistissem ao documentário “Dieta de Gladiadores”, disponível na Netflix. Para você que se interessa pela pauta da alimentação e consumo consciente, vale a pena conferir :) 

28/08 - Evento sobre os recifes da Amazônia 

O grupo de Macapá organizou uma roda de conversa virtual voltada para a divulgação científica elaborada pela estudante Flávia Guedes, sob orientação da professora e Doutora Janaína Freitas, que também é voluntária do grupo. Os participantes abordaram temas como as composições da Foz do Rio Amazonas e cuirosidades acerca da região. 

28/08 - 1° reunião online do grupo de São João del Rei

O grupo aproveitou a data especial para organizar uma web confraternização, com o intuito de integrar os novos participantes, planejar futuras atividades e trocar experiências e aprendizados relacionados ao ativismo ambiental. 

28/08 - Reunião online grupo do Litoral Norte/RS

Os voluntários e voluntárias reuniram-se para planejar as ações no Clean Up Day 2020, analisar o engajamento do grupo nas redes sociais e alinhar demais assuntos gerais - além de claro, confraternizarem pelo Dia do Voluntariado <3

29/08 - Reunião de boas vindas - João Pessoa

O grupo, ainda em formação, preparou um encontro virtual para receber os novos integrantes, esclarecer dúvidas sobre a Organização e planejar as próximas ações online. 

29/08 - Reunião online grupo de Salvador  

Pautando as atividades planejadas para setembro e o feedback das ações virtuais produzidas até agora, o grupo baiano reuniu-se para definir as demandas gerais e comemorar a semana do voluntariado. 

Os voluntas de Belo Horizonte inspiraram-se no esquenta que o grupo de Navegantes, que está em formação, fez para o Clean Up Day desse ano e resolveram mostrar que também estão no jogo. A voluntária Ana Caroline compartilhou, nas redes sociais, um vídeo falando sobre as atitudes do cotidiano que ela pratica para cuidar do seu quadrado. Dentre os exemplos, a volunta contou que reutiliza o óleo de cozinha para produzir sabão. Legal, né?

Vem ver o relato da Ana aqui :)

E não para por aí! Porto Alegre também entrou no clima e aproveitou a semana do voluntariado para compartilhar informações e materiais disponibilizados pelo Instituto Limpa Brasil e a Teoria Verde, que estão a frente do Clean Up Day 2020. Lembrando que o evento ocorre no final de setembro e abordará a temática #EuCuidoDoMeuQuadrado.

29/08 - Amazônia e voluntariado

O grupo de Cariri, ainda em formação, finalizou a semana do voluntariado com um bate-papo pra lá de especial. Os voluntas convidaram a Kimberly Silva, do grupo de Belém, para falar sobre a experiência no ativismo dentro do Greenpeace e as relações da mobilização com a defesa da Amazônia. 

31/08 - Live sobre veganismo

O grupo de Brasília aproveitou a Segunda Sem Carne para organizar uma roda de conversa sobre veganismo. Como convidados, participaram do evento o nutricionista Paulo Victor Pinheiro, e a nutricionista e coordenadora da Sociedade Vegetariana Brasileira de Brasília, Anna Michaella Aguiar. 

Você confere a live na íntegra aqui :) 

Fortaleza pelas Dunas

O grupo cearense continua com a campanha em defesa das dunas, e agora lançou o segundo ciclo de mobilizações que promete engajar ainda mais pessoas a assinarem a petição pela causa. 

Para inaugurar o ciclo com estilo e impacto, os voluntários e voluntárias divulgaram um vídeo incrível que te deixa por dentro de toda a história e te instiga a querer saber mais. Você encontra o curta aqui :)

Lembrando que as dunas abrigam dezenas de espécies de animais e de plantas cearenses, algumas inclusive ameaçadas de extinção; portanto, ao serem destruídas, o impacto afetará toda a biodiversidade local.

Quer ajudar? Assine a petição que está rolando no Bugio :) 

#PortoNão

No Litoral Norte a pauta local também continua fervendo. Junto ao grupo de Porto Alegre e outras ONGs sulistas, os voluntas têm reforçado semanalmente os malefícios da possível construção de um porto no litoral gaúcho. Além de degradar o meio ambiente, o projeto aumentará a poluição local.

 

Tem petição rolando, vem assinar e contribuir com a causa :) 

Nos dias 28, 29 e 30 de agosto o @fridaysforfuturebrasil organizou uma série de mobilizações online pela Amazônia. No total foram 3 tuitaços, com o apoio de diversas Organizações e movimentos. O grupo de Brasília entrou nesse barco e engajou-se junto. Para complementar, os voluntas também postaram fotos nas redes sociais em defesa das florestas. 

 

Chegamos na sessão preferida dos cinéfilos! A indicação da semana é o documentário “Ser tão Velho Cerrado”, e veio do grupo de Recife. Quer motivos para assistir ao longa? O grupo te dá:

“Essa indicação deveria ser obrigatoriedade nacional, isso mesmo, a relevância do Cerrado, sua biodiversidade, questão social e equilíbrio hidrológico no Brasil é G-I-G-A-N-T-E-S-C-A, mas infelizmente é um bioma pouco valorizado”.

Vem ver o longa aqui :) 

Você sabe como os microplásticos afetam a vida marinha? Então vem que os voluntas de Manaus te explicam: 

Os pedacinhos microscópicos de plástico que escoam pelos esgotos chegam aos rios e contaminam a água das torneiras, os mares, os peixes e o sal marinho, sabia? É isso mesmo, eles estão presentes até no ar que respiramos!

Uma das maneiras de evitar os problemas gerados pelos microplásticos é rever nossos hábitos de consumo. Afinal, é também a nossa saúde que está em jogo.

Faça parte da campanha contra a poluição dos mares pelo lixo plástico #agenteLIGAparaooceano.

A iniciativa é da @ligadasmulherespelooceano, em parceria com @museumfortheun, @purpose e @bloom.ocean.

⠀⠀

Pega o avental e os temperos que essa semana tem uma receita mais gostosa e saudável que a outra: 

Almôndegas de lentilha - Recife <3 

Carne de casca de banana - Belo Horizonte <3 

Empadão vegano - Macapá <3 

A semana do voluntariado rendeu, além de muitas declarações lindas e mensagens de união, um recorde no número de #TBT´s. Vem ver tudo: 

#TBT BH 

No dia 05 de outubro de 2013, os voluntários de BH foram à praça da Assembleia para realizar uma atividade em apoio aos ativistas presos na Rússia. O objetivo era pedir a libertação desses militantes, que foram acusados injustamente por pirataria e vandalismo.

Entenda o caso:

O grupo do Greenpeace foi preso no dia 19 de setembro e permaneceu detido durante dois meses sob a acusação de vandalismo. Em novembro, eles receberam o direito de responder ao processo em liberdade mediante pagamento de fiança, mas não poderiam deixar o país.

A prisão do grupo, chamado pelo Greenpeace de "30 do Ártico" - que inclusive tinha a presença da brasileira Ana Paula, provocou fortes críticas à Rússia por parte do Ocidente e foi vista como um sinal de que Vladimir Putin não pretendia tolerar esforços para interromper a exploração de recursos da região do Ártico.

#TBT Goiânia 

Em clima de festa, o grupo relembrou a confraternização organizada no final do ano passado, que reuniu os voluntas em uma noite de boliche. Saudades de poder se aglomerar com uns ativistas por aí, né?

#TBT Macapá 

Já os voluntas de Macapá, em uma pegada mais engajada, relembraram um cine debate do filme Deepwater Horizon, que serviu de gatilho para a discussão sobre os riscos da exploração de petróleo na costa do Amapá. O bate papo rolou em julho de 2019 na Casa Viva, um lugar inspirador de arte e colaborAÇÃO. <3

Tem vídeo da atividade aqui :)  

#TBT Fortaleza

A saudade que bateu no grupo cearense foi do teatro ao ar livre realizado pelo povo indígena do Estado da Paraíba, conhecidos como o povo Potiguara. O evento rolou em 2016, no sítio Arqueológico da Pedra do Ingá. O local é bastante visitado por cientistas, ufólogos, universitários e curiosos que buscam desvendar os enigmas das inscrições rupestres entalhadas no famoso bloco de granito que fica às margens do rio Ingá.

Seguiremos atualizando e apoiando os grupos, afinal, estamos todes juntos nessa :)