Oi gente, boa tarde! Espero que estejam bem :) 

Dezembro chegou e junto dele já vem aquele espírito natalino e muitas mobilizações dos voluntas. Vem ver tudo: 

Ainda tá rolando conteúdo sobre a COP, acredita? Pois é, para você ter noção da importância dos debates que rolaram por lá!  

Essa semana, o grupo de Zona da Mata, ainda em formação, falou sobre as propostas que o Brasil levou para o mega evento climático:  

Inovação é por aqui mesmo! Os voluntas de São Paulo abriram um quadro no instagram para falar sobre o(a) ativista do dia. Vem ver a da vez: 

Babado ambiental! A cervejaria Heineken pretende realizar a instalação de uma fábrica na região onde se encontra o Sítio Arqueológico Lapa Vermelha (local onde o fóssil de Luzia foi encontrado) e APA Carste, no município de Pedro Leopoldo, em Minas Gerais. Ambos os lugares são de extrema importância ambiental, cultural e científica.

A situação é grave e pode gerar jurisprudência de flexibilização de outros mega empreendimentos em APAs por todo território nacional, assim como patrimônios naturais e arqueológicos. Para pressionar os órgãos envolvidos, os grupos de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro se mobilizaram: 

Também teve denúncia do caso de garimpo ilegal na Amazônia!

Boatos de descoberta de ouro em Autazes, no Amazonas, levaram a uma invasão em massa de garimpeiros na comunidade do Rosarinho. Centenas deles se dirigiram àquela região, aglomerando barcos, balsas, empurradores e dragas, levando medo àquela população e colocando em risco um dos mais importantes rios da Amazônia.

As autoridades precisam tomar providências urgentemente, para evitar que a contaminação por mercúrio, assim como a destruição de ecossistemas, ameace novas áreas e comunidades na maior floresta tropical do planeta.

Voluntas de Goiânia, Litoral Norte e Manaus fortaleceram na divulgação do caso: 
 

24/09 - Dia do Rio

Ei, você sabia que os rios são a principal fonte de água potável para os seres humanos? Eles também são essenciais para a fauna <3

Nessa data comemorativa, o grupo de Recife aproveitou para convidar todes para um mergulho na conscientização sobre o uso da água!

25/09 - Dia Nacional do Doador de Sangue

Fazer o bem sem olhar a quem! Nesse dia tão especial, o grupo do Rio de Janeiro fez um incentivo para todes salvarem vidas. Doar sangue é doar amor <3

Teve Black Friday, aquele dia do ano em que todo mundo vai à loucura nas compras. Mas você sabe como esse consumismo exacerbado afeta negativamente a natureza? 

Com o grupo de Belo Horizonte, você vai entender tudo e com certeza enxergar essa data famosíssima de uma maneira bem diferente ;) 

29/09 - Dia Nacional da Onça Pintada

Se existe um animal que é símbolo não só da Mata Atlântica, como também do Brasil, é a onça-pintada. Mas mesmo sendo o maior felino do continente, também é vítima de caça ilegal, de queimadas e desmatamentos.

Neste Dia da Onça-Pintada, o grupo de João Pessoa, ainda em formação, compartilhou um post lindo da SOS Mata Atlântica para ressaltar a importância deste animal para o nosso bioma.

30/09 - Dia de Doar

Doar pela causa que acreditamos é sempre especial. Seja o dinheiro, o tempo ou a voz, o que importa é a intenção. Vem ver o que os grupos falaram sobre esse dia especial: 

Belo Horizonte: 

Blumenau: 

A dica do dia é simples e prática: evite deixar os aparelhos eletrônicos na espera. Quer saber por quê? O grupo de Goiânia te conta:

Hoje não tem receita, mas que tal você dar a dica dessa vez? Vai lá no grupo de alimentação do Conexão Verde e conta pra gente o que você tem cozinhado de bom <3 

Seguiremos atualizando e apoiando os grupos, afinal, estamos todes juntos nessa :)