"Queimaram Palmares,
Nasceu Canudos."

- Nêgo Bispo

Foto: Paulo Ricardo

Foi uma tarde linda que começou com a troca de experimentações e percepções que a própria comunidade tem sobre o Rio Maranguapinho, seguido da exibição do documentário "Maranguapinho: caminhos e descaminhos".
Foto: Paulo Ricardo
Com a conversa foi muito incrível trocar ideia com pessoas que sabem das possibilidades do que o rio pode ser e como o impacto de violências socioambientais históricas acabam por afetar nossas conexões com a natureza mas que também ainda é possível nos enxergamos nela. A juventude da região do Canindezinho, parte do Grande Bom Jardim, falaram bastante sobre como o poder público não age diante de demandas essenciais para a comunidade; educação, saúde, segurança e direito ao meio ambiente. 🌱🌳

Foto: Paulo Ricardo

 

 

 

 

 

 

 

Foto: Paulo Ricardo

 

 

 

 

 

 

 

 

🌳🌎 Promover o contato com a natureza é o maior ato de afeto que podemos ter com as futuras gerações. A parte 2 da atividade de ontem foi com as crianças e jovens da comunidade.

Foto: Paulo Ricardo
 

Foto: Paulo Ricardo

Nosso convite era para usarem suas criatividades pulsantes no objetivo de pensar o que é o Rio Maranguapinho, como imaginavam o futuro desse rio e como era sua relação com a natureza.

Foto: Paulo Ricardo

Foto: Paulo RicardoUm grande princípio de contato para que essa nova geração saiba como é importante pensar o nosso entorno como uma extensão nossa, pois também somos natureza. E no final de cada desenho ficava nítido como as crianças agora viam o Rio Maranguapinho como parte viva desse grande entorno, e que apesar de machucado, era um rio lindo e que pode ser uma casa comum repleta de fluxos intermináveis de memória.

Foto: Paulo Ricardo
 

 

 

Foto: Paulo RicardoFoto: Paulo RicardoA gente pode ver pelas fotos borradas, que na verdade quer dizer euforia contagiante dessa galera. Uma fotinha borrada quer dizer alegria transbordando 🙃

Essa atividade faz parte da Agenda de Mobilização Pelo Rio Maranguapinho 

Saiba mais: https://youtu.be/uqcrMDSDvtE 

📌 Realização:

Greenpeace Fortaleza (@gpbr.fortaleza)

Crauá Coletiva Ambiental (@crauacoletivaambiental)

Laboratório Corpo Território (@labcorpoterritorio)

Entre Margens
(@entremargens.ce)