Olá, galera! Espero que vocês estejam bem :) 

Veio aí, ele: o Esquadrão Antivacilo para as eleições 2022!

O principal objetivo do esquadrão é promover conscientização para que a sociedade civil enxergue a pauta ambiental como um fator decisivo na hora do voto e escolha candidates comprometides com o meio ambiente. Por isso, nós resolvemos criar um grupo para nos unirmos com quem está disposto(a) a ajudar e conscientizar as pessoas para não vacilarem nas eleições de 2022.

Vem fazer parte do Esquadrão Antivacilo, que está disponível no Conexão Verde, para você entrar e fazer mais pelo nosso país!

Na última quinta-feira (11), comemorou-se duas datas extremamente importantes, o Dia do Estudante e o Dia Nacional de Mobilização em Defesa da Democracia e Eleições Livres. Qual a relação entre as duas datas? O grupo de Belo Horizonte explicou no Instragram: “Sem democracia e sem acesso à educação, não existe futuro! Investir em educação, é investir na ciência, na pesquisa, é caminhar para um modelo de vida que conviva de forma mais harmônica com a natureza (..)”:

Porto Alegre também lembrou da data e ressaltou que o dia é necessário para lembrar-se da importância de investimentos em educação, pois só assim é possível construir um país mais justo, inclusivo e sustentável:

O grupo também participou de um ato em defesa da democracia e eleições livres:


 

Em Fortaleza, os voluntáries também marcaram presença no ato em defesa da democracia:

O grupo de Zona da Mata afirmou a importância da democracia através de um repost feito do Instagram do Greenpeace Brasil:

Porto Alegre fez menção ao Dia Nacional dos Direitos Humanos. O dia é uma homenagem à líder sindical Margarida Maria Alves, mulher paraibana, que ficou à frente da presidência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, em 1972.

Vale do Itajaí alertou: a transmissão da doença que estão chamando de “varíola dos macacos”, apesar do nome, NÃO está associada aos primatas! O grupo fez esse alerta pois, em alguns lugares do Brasil, os animais sofreram retaliação por parte da população com medo da doença.

No sábado (13), o projeto Raízes, do grupo de voluntários de São Paulo, participou do Baile na Terra. O evento ocorreu para passar a visão sobre meio ambiente, “porque sem Amazônia não tem Clima, sem Clima não tem Terra e sem Terra não tem baile!”, segundo o grupo em seu Instagram. Vem conferir no vídeo para saber mais o que rolou no evento!

Vários grupos locais se mobilizaram com posts nas redes sociais para pressionar o Tribunal Internacional de Justiça (CIJ) acerca das mudanças climáticas. Com muita frequência, os países que menos contribuem para as mudanças no clima são os que mais estão sofrendo. A crise climática intensifica os eventos extremos em todo planeta, no Brasil, mas especialmente nas ilhas do sul do Pacífico, impactando desproporcionalmente as comunidades da região. Dá uma olhada no que os voluntas fizeram para chamar a atenção para este assunto tão importante:

Goiânia

Bertioga

Belo Horizonte

No domingo (14), foi o Dia Mundial de Combate à Poluição. A data busca alertar a população sobre os riscos decorrentes das drásticas alterações no meio natural e procura debater soluções para esses graves problemas ambientais. Os grupos de João Pessoa e Leste Paulista preparam os seguintes posts para nos manter informados:

João Pessoa- Dia Mundial de Combate a Poluição:

Leste Paulista - Dia do Controle da Poluição Industrial:

Leste Paulista - Poluição do meio ambiente através das indústrias:

Leste Paulista - mineração causa destruição:

Pela segunda vez neste mês, o Projeto Escola, do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, encontrou-se com os alunos da EMEF João Palma da Silva, de Canoas, Rio Grande do Sul para ministrar a palestra "Coleta Seletiva: Separar Para Reciclar":

Ficou interessado em participar do Projeto Escola? Então se liga só nessa Capacitação Online que rolou no sábado (13) e terá continuidade no próximo sábado (20):

O palestrante do Projeto Escola do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, Valdeci de Souza, ministrou a primeira reunião de capacitação para um público de 48 voluntários que representaram 11 grupos locais: Porto Alegre, Leste Paulista, Recife, Goiânia, Belo Horizonte, Fortaleza, Vale do Itajaí, Belém, Blumenau, Zona da Mata Mineira e Macapá:

Inspirado no dia de capacitação, Marcus Santos, do grupo do Rio de Janeiro, convidou a todos para participarem do grupo que dará início ao Projeto Escola na cidade. O volunta convocou os interessados para realizarem a capacitação que terá continuidade no próximo sábado (20), depois farão reuniões para definir um plano de ação para o projeto acontecer.

Alô, pessoal de Recife! O grupo local  convidou geral para uma ação de limpeza de mangue que acontecerá no próximo domingo (21):

O grupo de Belém irá realizar os dois últimos módulos do curso de formação para novos voluntários na praça da República, em Belém. Serão abordados temas sobre Mobilização, Movimento Ambiental e Advocacy (advocacia):

Na última sexta-feira (12), o GT (Grupo de Trabalho) de reflorestamento, do grupo de Recife, firmou uma parceria com o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais sem Terra Pernambuco (MST-PE), onde foram doadas alguma mudas para as atividades de reflorestamento que pretendem desenvolver na Região Metropolitana do Recife (RMR):

O grupo de Recife realizou no sábado (06), um encontro para planejar a criação de uma agenda local para os próximos meses. Tem coisa boa vindo aí!

E para fechar bora para a Segunda sem Carne! Essa semana o grupo do Leste Paulista ensinou uma receita de kibe vegetariano:

Isso aí, amores! Vamos continuar acompanhando essa galerinha incrível, fiquem atentos 👀. Continuamos firmes e fortes na luta por um mundo mais justo, verde e pacífico. Beijo forte no coração 👋😘