Fala galera, espero que estejam bem nesta sexta-feira calorosa.

Falando em clima, essa semana teve Greve Global, e não preciso nem avisar que os voluntas deram um show de mobilização, né?

Vem que hoje tá de brilhar os olhos ;)

Não poderíamos começar de forma diferente! Dia 25/09, voluntárias e voluntários da Organização, unidos a mais dezenas de instituições do Brasil e do mundo, mobilizaram-se em prol dela... A Greve Global Pelo Clima!

Em um estilo inédito e fora das ruas (pela segurança de todes perante a pandemia da Covid-19), os voluntas mostraram que pessoas engajadas fazem acontecer, independente da forma, dia ou local. Vem ver tudo de incrível que os grupos locais produziram em denúncia à crise climática:

João Pessoa <3

Esse vídeo, produzido pelos voluntários e voluntárias de São Paulo, viralizou nas redes e fez o maior sucesso. E não foi à toa! A mobilização ficou incrível demais. Vem ver: 

Outro queridinho da Greve que circulou a beça nas redes, inclusive no Greenpeace Brasil, foi o pôster da Talita Medeiros, voluntária de São Paulo que venceu o Desafio de Pôsteres da Greve pelo Clima. Também publicamos um blog contando a história da volunta e dos outros vencedores do desafio; vem ver <3 

ABC Paulista <3

 

Brasília <3

 

Belo Horizonte <3

Em Recife, os voluntários e voluntárias também se empenharam e produziram, juntos, um vídeo incrível sobre a Greve :)

São Luís <3

 

16/09 - Dia internacional da Preservação da Camada de Ozônio

A Camada de ozônio localiza-se entre 10 e 50 quilômetros da superfície terrestre. Ela filtra a radiação ultravioleta emitida pelo sol, mas com o aceleramento das mudanças climáticas e aumento de ações humanas irresponsáveis, ela tem sido irreversivelmente destruída. 

Para falar sobre como chegamos a este triste cenário e quais alternativas são viáveis para escapar de seu agravamento, os grupos locais mobilizaram-se nas redes com conteúdos diversos sobre o assunto.

 

Fortaleza:

Recife:

Em São Luís teve até vídeo no TikTok, vem ver:

João Pessoa:

 

Recife:

 

 

Ficou curioso e quer saber mais? Aqui vão algumas dicas:

1. Fique atento à manutenção de eletrodomésticos como geladeira e ar condicionado, garantindo que não haja vazamento de CFC para atmosfera;

2 - Use o transporte público ou formas de locomoção mais sustentáveis, como as bicicletas;

3. Separe o lixo corretamente e descarte baterias e pilhas em locais próprios para esses materiais. :)

19/09 - Dia Mundial de Limpeza 

No 3° sábado de setembro comemora-se o dia que nos faz refletir sobre muitos hábitos cotidianos que são prejudiciais ao meio ambiente. O Dia Mundial da Limpeza de rios e praias acontece desde a década de 90 e tem como objetivo mobilizar as pessoas do mundo todo a separarem um pedaço do dia para contribuir com a limpeza de algum desses locais.

Esse ano, por conta da pandemia, os voluntários e voluntários aproveitaram o online para conscientizar de forma diferente, através de informações e dicas que podemos aderir diariamente e que também causarão impactos positivos nos rios e oceanos. Com uma temática completamente inédita por conta da pandemia da Covid-19, a data propôs que cada pessoa engajada pelo mundo mostrasse como cuida do meio ambiente no seu quadrado. 

Goiânia:

 

Fortaleza:

 


 

Dentre as ações propostas estavam o mutirão solidário, que propunha a doação de roupas e itens úteis que não usamos mais, e o mutirão digital, proposta para removermos todas as informações e aplicativos dispensáveis de nossos celulares, notebooks e demais dispositivos. Pequenas ações, quando juntas, fazem uma baita diferença, né?

Para dar início às atividades do dia, teve vídeo da voluntária Jéssica, do Litoral Norte (RS), convidando todes para a ação e, como esquenta, dando algumas dicas de como se mobilizar:

Em Porto Alegre, o volunta Cadu gravou um vídeo ensinando a fazer nossos próprios produtos de limpeza. Bacana, né? Vem ver

Além disso, os voluntas de Salvador aproveitaram a data e uniram-se a outras instituições para falar sobre estratégia do trabalho voluntário para o combate ao óleo e ao lixo nas praias. Quem representou o grupo dessa vez foi a Mirna Santiago :)

21/09 - Dia da Árvore

A criação da data surgiu da necessidade de conscientizar a população sobre a importância das árvores para o meio ambiente, inclusive para a vida dos seres humanos.

Além disso, o dia tem como objetivo defender as florestas contra propostas de políticas ambientais questionáveis, como incentivos ao desmatamento.

Quer saber alguns aspectos essenciais que as árvores têm? Olha só:

  • Contribuem para a biodiversidade;
  • Reduzem a poluição do ar;
  • Servem para extração de flores e frutos que são utilizados na alimentação, produção de remédios, entre outras atividades;
  • Em grandes cidades, reduzem a temperatura e fornecem sombras;
  • Oferecem abrigo para outras espécies, como animais e fungos.

Muita coisa, né? E tem muito mais! Por isso,os grupos locais encheram as redes sociais de verde para falar da história e da importância de, não só preservarmos as árvores já existentes, como também plantarmos o máximo que conseguirmos durante a nossa vida :)

Navegantes:

Goiânia:

João Pessoa:

São Luís:

22/09 - Dia da Defesa da Fauna

O grupo de voluntários de João Pessoa, ainda em formação, foi responsável por celebrar a data, que foi criada com o objetivo de valorizar a fauna brasileira, uma das mais biodiversas do mundo. O dia também busca alertar e conscientizar a sociedade, além de gerar reflexões sobre a importância da conservação das espécies animais.

22/09 - Dia Mundial Sem Carro

Os grupos locais também falaram sobre a data que tem como objetivo estimular uma reflexão sobre o uso excessivo de automóveis, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto.

O aumento na utilização de automóveis facilita a vida de um lado e acarreta problemas por outro, pois aumenta o consumo de combustíveis e, consequentemente, gera mais poluentes para a atmosfera, principalmente o gás carbônico (CO2) - considerado por muitos cientistas como um dos principais responsáveis pela intensificação do efeito estufa e o agravamento do aquecimento global.

Belo Horizonte:

Aproveitando a data especial, o grupo de São Luís organizou uma roda de conversa com duas arquitetas, Camila Assuscena e Brenda Fernandes, para falar sobre mobilidade urbana sustentável. 

18/09 - Reunião do grupo de Goiânia

Os voluntas se reuniram mais uma vez para falar sobre assuntos gerais e dar boas-vindas aos novos integrantes do grupo. Um dos temas que rolaram no bate-papo foi sustentabilidade na educação de jovens e crianças. :)

19/09 - Reunião do grupo de Navegantes

O grupo, ainda em formação, organizou um encontro virtual para discutir novas estratégias de mobilização através das redes sociais. Os membros e membras também aproveitaram para receber os novos integrantes e anunciar uma grande novidade: o grupo mudou de nome!

Para atender a demanda e englobar mais voluntários e voluntárias da região, o grupo agora se chama Greenpeace Vale do Itajaí :) 

20/09 - Reunião do grupo do ABC Paulista

Mais uma reunião de boas-vindas! Sinal que mais pessoas estão se engajando pela causa ambiental conosco <3

O grupo do ABC deixou todes os integrantes novos por dentro dos objetivos da Organização e programou as atividades do próximo trimestre. 

Ficamos muito felizes com a presença de todos e estamos muito animados em saber que o grupo está aumentando mesmo que neste contexto de pandemia”, contou o grupo. <3

26/09 - Reunião do grupo de Salvador

Na Bahia, os voluntas se reuniram virtualmente para alinhar questões relacionadas às Campanhas Mar de Luta e Agricultura e Alimentação, além de programar as próximas atividades do semestre.

17/09  - Fogo no cerrado: por que acontece e como podemos combater

Em continuidade a Semana do Cerrado, o grupo de Brasília realizou mais um evento online, dessa vez com a presença de Ivan Anjo, cerratense, guia chapadeiro, membro do Conexão Chapada dos Veadeiros e da Rede contra fogo.

O bate-papo abordou todas as questões que estão acontecendo na região e quais medidas vêm sendo tomadas no Cerrado para o combate ao fogo.

19/09 - Ativismo e engajamento jovem na temática socioambiental 

Em parceria com o TUFES (Rotaract Club de São Mateus - Universitário), o grupo de Salvador organizou uma roda de conversa para falar sobre o papel da juventude nas lutas e mobilizações relacionadas ao meio ambiente, principalmente agora, em tempos de pandemia, com a intensa onda de queimadas em nossos biomas. Dois voluntas do grupo compuseram a roda: Ester França, estudante de gastronomia da UCSal e Rodrigo Santos, estudante de geografia na UFBA.

 

19/09 - O seu ciclo menstrual na perspectiva ambiental

Já o grupo de Porto Alegre apostou, no mesmo dia, em um tema super diferente e necessário. Para compor a banca da live, participaram Fernanda Scherer, fisioterapêuta pélvica; Alícia Marmitt, fotógrafa, e Francielle Silva, voluntária do grupo e mobilizadora climática. As meninas discutiram questões acerca dos tabus menstruais, como eles influenciam negativamente na superação da crise climática e maneiras de construir (dentro do nosso quadrado) uma relação melhor com o seu ciclo menstrual e o planeta conjuntamente

24/09 - A conservação dos ecossistemas marinhos

O grupo de João Pessoa, ainda em formação, organizou um bate-papo para falar sobre a importância da conservação dos ecossistemas marinhos. Para agregar na roda de conversa, os voluntas convidaram Vanessa Rebelo, veterinária da Fundação Mamíferos Aquáticos e responsável pela unidade física da Paraíba. A mediação da conversa ficou por conta do volunta

Ruan Navarro, bacharelando em Ciências Biológicas na UFPB e fundador do Projeto Ação Ambientalista.

 

SOS Amazônia

O grupo do ABC Paulista levantou, novamente, o assunto sobre as queimadas na Amazônia. Os voluntas ressaltaram que as causas das queimadas são, em maioria, decorrência de ações humanas criminosas e incentivaram todes com motivos para lutar pela floresta. Você encontra todos aqui. :) 

PANTANAL 

O Pantanal continua em chamas, sofrendo perdas irreparáveis. O grupo de Florianópolis, ainda em formação, continua mobilizado pela causa e abordou a temática das queimadas mais uma vez nas redes. Além de falar sobre os principais motivos de tanta destruição, os voluntas divulgaram formas de ajudar a salvar o bioma <3

 

Mudanças climáticas 

Em Recife, os voluntários e voluntárias aproveitaram a semana do Dia Mundial de Limpeza para relacionar nossos hábitos com as aparentes - e cada vez mais rigorosas - mudanças climáticas. Para ilustrar o cenário, o grupo produziu um vídeo explicativo que te faz refletir muito sobre o amanhã que estamos construindo.

Aterro Praia - Fortaleza

Um dos maiores descasos ambientais de Fortaleza na última década, a Praia de Iracema, que virou aterro, é uma verdadeira armadilha para seus visitantes. O grupo local vêm apoiando as denúncias que estão sendo feitas e alertando a população para próximos feitos como este.

 

 

Chegamos na sessão que a gente ama! Bora ver tudo de bom que os voluntas têm pra nos indicar essa semana?

Para começarmos com o pé direito, o grupo de Recife recomendou o documentário “Seremos História?”. O longa, dirigido por Fisher Stevens e protagonizado por figuras como Leonardo DiCaprio, Barack Obama e Bill Clinton, fala sobre o aumento da temperatura global e outros desajustes na natureza que temos presenciado. É uma ótima opção para repensarmos nossos atos e o futuro que queremos para o planeta 

Você encontra o filme completo aqui :) 

Eu sei que quando chega a quinta-feira a gente só consegue pensar na sexta, mas os voluntas de Belo Horizonte trouxeram uma dica que vai ampliar seu olhar para os outros dias da semana e para o fenômeno de superlotação da terra. O filme “Onde está Segunda?” retrata como seria nossa sociedade no ano de 2073, quando o aumento da população fará com que os recursos naturais da Terra se tornem cada vez mais escassos.

Os integrantes do grupo já se reuniram para conversar sobre o filme, e você, tá esperando o que pra ver?

 

Para te incentivar, aqui tem o trailer do longa, mas você encontra a versão completa na Netflix ;)

 

Ainda no clima do Dia Mundial de Limpeza, o grupo de Porto Alegre deu dicas i-n-c-r-í-v-e-i-s para você que sempre pensa em reutilizar embalagens, mas não sabe como; Vem ver:

Já pensou em fazer a sua própria composteira e reduzir seu impacto no meio ambiente? ♻️ Vem ver como fazer com o grupo do Litoral Norte(RS):

Você sabe o que são ecopads? Vem que o grupo de Porto Alegre te explica:

Os Ecopads são discos que podem ser tanto de crochê quanto tecido, que servem como uma alternativa sustentável para substituir o consumo excessivo de algodões. “Pad” do inglês se refere a peças de tecido que oferecem suavidade e conforto, exatamente a proposta imposta pelos Ecopads.

Os discos de crochê, ao contrário dos algodões, duram anos. Além disso, eles podem te acompanhar na sua rotina de limpeza facial, limpeza da casa (dependendo do tamanho), te ajudar a tirar maquiagem, fazer skin care e inúmeras tarefas!

Nós, seres humanos, produzimos cerca de 2 bilhões de lixo POR ANO! E para mudarmos esses dados devemos começar por pequenas atitudes diárias, como o ecopad <3

Chegou a hora mais saborosa da semana, aquela em que a gente bate os olhos nas receitas e pensa: é bom demais!

E o melhor é que o meio ambiente e os animais ficam felizes conosco. Sem mais delongas, bora que hoje tem receita pra você mandar pra família inteira:

Moqueca de banana - Belo Horizonte <3

Homus - Salvador <3 

Salada de feijão branco com brócolis ao molho pesto - Recife <3 

 

 

Fresh tomato pasta - Manaus <3  

 

Bolinho de ervilha partida - Litoral Norte/RS <3  

Hambúrguer vegano de soja - João Pessoa <3

 

 

Barrinhas de aveia com banana de forno - Recife <3

 

 

Belo Horizonte, detentor do nosso pódio de #TBT´s, trouxe mais algumas lembranças especiais do grupo, vem ver:

A primeira memória aconteceu no Centro de Referência e Juventude (CRJ), onde rolou o treinamento de comunicação disponibilizado pelo Greenpeace Brasil e alinhamento de novos projetos, ministrado pela voluntária @evelinamorim, no dia 05 de outubro de 2019.

O treinamento estreitou ainda mais a comunicação entre os voluntários e voluntárias, e o conteúdo contribuiu para a aprimoração da comunicação nas redes sociais :)

A segunda lembrança foi uma foto oportunidade realizada em 25 de abril de 2018, data em que celebra-se o “Dia Mundial do Pinguim”. Os voluntas do grupo foram às ruas para apoiar e promover a campanha ‘Proteja a Antártida’. Para a ação, todes usaram máscaras de pinguins <3

Seguiremos atualizando e apoiando os grupos, afinal, estamos todes juntos nessa :)