Oi gente, espero que estejam bem.

Os voluntas estão a todo vapor na divulgação da campanha InvestiGADO. Vem ver tudo o que rolou essa semana:

Eita mês agitado, né? O PL 3729, que propunha o fim do licenciamento ambiental, teve seu texto base aprovado. Para reagir, lançamos a campanha #InvestiGADO, que tem como principal objetivo expor o nome dos envolvidos e o quanto estão passando o trator sem diálogo com a sociedade.

E mais uma vez nossos grupos estiveram conosco. Vem ver como foi:

Belo horizonte, Salvador, Porto alegre, Goiânia e Rio de Janeiro:

Fortaleza

Litoral Norte

No último sábado (15), o grupo do ABC Paulista se reuniu online para traçar novos objetivos e planejar as atividades dos próximos meses, além de, claro, recepcionar os novos e novas voluntas.

14/05 - Dia Internacional do Clima

O clima é um dos principais elementos contribuintes para o equilíbrio e vida em diversos biomas ao redor da Terra.

No último dia 14, foi comemorado o Dia Internacional do Clima, e apesar de ser um dia de celebração, é importante destacar o debate sobre as ameaças ambientais, sociais e até econômicas que o planeta e a humanidade enfrentam e ainda estão por enfrentar.

A mudança climática é uma realidade, deixou de ser algo relacionado estritamente ao futuro, e suas consequências já são encaradas como desafios por diversas sociedades e pessoas ao redor do mundo.

Vem ver o que os voluntas falaram sobre o assunto:

Recife

João Pessoa

17/05 - Dia Mundial da Reciclagem

O Brasil é o quarto maior produtor de lixo no mundo e, mesmo assim, a reciclagem no país é muito baixa. São produzidos em território nacional cerca de 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos por ano, mas apenas 3% é reciclado. Pegando o gancho com a data, os grupos aproveitaram para dar dicas e incentivar a população a aderir a reciclagem. Olha só:

Bertioga

João Pessoa

Para abrir a sessão verde dessa semana, tivemos uma indicação lá de Recife. O grupo sugeriu o documentário “A Era das Consequências'', que traz uma análise sobre as implicações relacionadas às mudanças climáticas no mundo.

Em Goiânia, os voluntas indicaram um clássico por aqui: “Ser tão velho Cerrado”,  longa que relata o cenário do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO) e como a degradação ambiental do cerrado tem preocupado os moradores daquela região.

Lembra da sessão bioma, criada pelo grupo de BH? Então, ela está de volta! Para retomar os trabalhos com o pé direito, os voluntários e voluntárias escolheram falar sobre o Pantanal no episódio dessa semana. Vem ver:

E teve mais uma pancada de curiosidades por aqui, e quem ganhou a coroa de rei do baile foi o grupo de Recife, que dominou o quadro:

Diferença entre aquecimento global e mudanças climáticas - Recife :)

Mudanças climáticas - como sabemos? - Recife :)

Recife e as mudanças climáticas - Recife :)

Puxando outros dois grupos para dançar, também teve conteúdo de Fortaleza e Zona da Mata Mineira:

Curiosidades sobre a Arara Azul - Fortaleza :)

Curiosidades sobre os morcegos - Zona da Mata Mineira :)

E pra você que é fã de programas como Cozinha Sob Pressão e MasterChef, vem ver o nosso: Cozinha sob ativismo <3

Macarrão de abobrinha - Recife <3

Cupcake de granola - Salvador <3

Strogonoff de shimeji - Goiânia <3