Grupos locais reuniram-se para planejar o ano de 2023

Amanda Cassio
Amanda Cassio Greenpeace Brasil • 3 Fevereiro 2023

Olá! Espero que esteja tudo bem por aí (:

Por aqui, alguns grupos locais começaram a fazer reuniões para construir o ano de 2023. Foram momentos de muita troca de ideias, conversa, e claro que não poderia faltar uma pausa para o lanchinho!

Belém:

Bertioga:

São Luís:

O pessoal não perde tempo mesmo! Do início ao fim do mês de janeiro aconteceram ações para agitar o ativismo; Veja só algumas delas:

Na quinta (26), ativistas de Porto Alegre estiveram presentes no painel do Fórum Social Mundial sobre Economia Sustentável, Justiça Social e Combate à Fome com a presença e falas da ministra do meio ambiente e mudança do clima, Marina Silva. O grupo foi representado pelo voluntário mirim Arthur Rodríguez, acompanhado de sua avó:

No último sábado (28), voluntários e voluntárias do Vale do Itajaí participaram de um mutirão de limpeza no litoral. A ação fez parte do Projeto "We Nature", idealizado pela Core Case, com apoio do Instituto Itajaí Sustentável e da Eco Local Brasil:

O grupo de Porto Alegre tem dado apoio na divulgação das atividades do Coletivo Preserva Redenção, um movimento contra a concessão do Parque Redenção à iniciativa privada. Dessa vez, os voluntas compartilharam uma projeção realizada pelo movimento:

Na sexta, sábado e domingo (20, 21 e 22) aconteceu o Encontro de Planejamento da Articulação Antinuclear do Ceará. Os voluntários e voluntárias de Fortaleza estiveram presentes nas várias rodas de conversa sobre as perspectivas de ações para a luta antinuclear no estado. Atualmente, mais um licenciamento está sendo pautado no Ibama, sendo essa  a 3º tentativa de licenciamento do projeto em quase 15 anos:

Os grupos de Belém e Manaus compartilharam uma entrevista do líder Yanomami, Davi Kopenawa, à Amazônia Real. Ele falou sobre quais medidas são necessárias e emergenciais para sanar a crise sanitária e alimentícia fruto do garimpo ilegal que invade seu território com doenças e contamina os rios:

Os voluntas de Goiânia compartilharam um boletim ambiental para entender mais sobre o que está acontecendo com os povos originários Yanomami, em Roraima:

No sábado (28) comemorou-se o Dia Mundial dos Corais da Amazônia, um ecossistema com uma enorme, única e encantadora biodiversidade. Voluntas de diversas regiões fizeram questão de lembrar da data:
Belém, Belo Horizonte, Brasília, Espírito Santo (em formação), Macapá, Manaus, Salvador e Zona da Mata: