Oie gente, como vocês estão? A semana passada foi repleta de mobilizações, vem ver tudo o que os voluntas fizeram: 

Tivemos a Semana do Meio Ambiente, e não preciso nem falar que foi um festival de conteúdos entre os voluntas, né? 

Pra você que não sabe, em 1981 o Brasil comemorava a primeira Semana Nacional do Meio Ambiente. Instituída por decreto, a comemoração acontece anualmente na primeira semana de junho, quando, no dia 05, também é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, que foi estabelecido em 1972 pela Organização da Nações Unidas (ONU).

A data tem como objetivo conscientizar e abrir discussões anuais sobre os impactos negativos das ações dos seres humanos no planeta, como podemos cobrar nossos representantes políticos para realização de políticas públicas direcionadas ao tema e atitudes para possivelmente mudar o atual cenário.

Pensando nisso, o GT Raízes, um projeto idealizado para levar as pautas do ativismo e o movimento ambiental para as periferias e regiões descentralizadas, e o Grupo de Voluntários do Greenpeace de São Paulo, em parceria com o Senac, prepararam uma semana com temáticas para expandirmos nossa visão em relação a esse assunto que é tão importante e necessário.

Não perca tempo, vem logo ver tudo o que rolou: 

O que são mudanças climáticas:  

Qual a diferença entre mudanças climáticas e aquecimento global?

Crise Climática e o papel da juventude no combate:  

Justiça climática, desafios socioeconômicos e a seca: 

Aquecimento global e populações vulneráveis: 

Justiça climática e a insegurança alimentar: 

Agroecologia é saúde:  

Produção orgânica - O que é e como funciona no Brasil: 

Políticas públicas e meio ambiente:   

Grilagem para gado - Entenda o processo: 

Todo esse turbilhão maravilhoso de troca de conhecimentos foi só um esquenta pro dia 05, Dia do Meio Ambiente. Vem pra mais: 

São Paulo: 

Recife:

Vale do Itajaí: 

Salvador:

Bertioga: 

Brasília:

Porto Alegre: 

Fortaleza: 

Belém: 

E como apresentação de encerramento, lhes apresento nada menos do que o show que foi o desafio desenvolvido pelos nossos grupos locais em conjunto. A dinâmica era a seguinte: um voluntário ou voluntária gravava um vídeo contando o que fazia para ajudar o planeta; em seguida, desafiava outro grupo local, e assim por diante. Foi tudo! <3 

Recife e Belo Horizonte <3

Brasília e Goiânia <3

Fortaleza e Belém <3

Antes de partirmos para a próxima parada, o grupo de Zona da Mata, ainda em formação, preparou um TikTok incrível sobre a Mata Atlântica. Não mosca não, vem ver: 

Depois de tantos depoimentos incríveis dos nossos voluntas, a gente fica até mais inspirado, né? Então não deixe essa chama se apagar e já pega a dica de São Paulo, que te ensina a fazer adubo orgânico com restos de alimentos: 

Eu sei que você também está em um relacionamento sério com o ativismo ambiental, então já separa esses filmes pra ficar super conectado com esse mozão no Dia dos Namorados: 

São Paulo - A Era da Estupidez: 

Recife - Como Mudar o Mundo: 

Aproveitando o Dia do Meio Ambiente, o grupo de Belo Horizonte fez um cine debate sobre o documentário Seaspiracy, disponível na Netflix :) 

03/06 - Cicloativismo

Pra começar o mês com a roda direita e do jeito que a gente gosta, o grupo de Recife convidou a Lígia Lima, da AMECICLO (Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife), para falar sobre as dinâmicas e impactos de um estilo de vida mais sustentável. 

E ainda em discussões sobre temáticas relacionadas à Semana do Meio Ambiente, teve live do Greenpeace com o Senac sobre os objetivos do desenvolvimento sustentável. Vem ver como foi: 

Restauração dos Ecossistemas - Recife :) 

Vai chegando o Dia dos Namorados e a gente sempre pensa sobre as nossas relações, né? Então por que não aproveitar para mudar a sua com o planeta? 

É o que o grupo de Recife sugeriu: 

O grupo também deu 3 motivos para não consumir animais marinhos: 

Legal, né? Sei que você vai querer ser um(a) de nós! Então vem ver as receitas: 

Snack de cebola - São Paulo <3

Pesto de abacate - São Paulo <3

Brownie - Salvador <3

E pra você que é daqueles(as) que nunca sabem o que fazer com os restos de alimentos que ficam no seu armário e geladeira, o grupo de São Paulo te ensina a reaproveitá-los: 

Seguiremos atualizando e apoiando os grupos, afinal, estamos todes juntos nessa :)