Limpeza de Mangue na Barra - Greenpeace Fortaleza

Paulo Ricardo Schneider
Paulo Ricardo Schneider Facilitador de Fortaleza • 13 Novembro 2022
Rodolfo Rodrigo - Greenpeace Fortaleza

Ontem (12) o Greenpeace Fortaleza esteve realizando uma limpeza no Mangue da Barra do Ceará. Apesar do local ser desafiante, por conta do acesso, conseguimos fazer a coleta de uma considerável quantidade de resíduos. 

Rodolfo Rodrigo - Greenpeace Fortaleza

Nossos voluntários e voluntárias perceberam rapidamente que o tipo de lixo mais recorrente é o saco plástico geralmente trazido pelo vento e se prendendo as árvores do mangue. Tudo isso gera um dano no complexo ecossistema e consequentemente na forma como os trabalhadores do mar atuam. É preciso políticas públicas eficientes e um diálogo permanente com a população local que também retira seu sustento das águas. 

Paulo Ricardo - Greenpeace Fortaleza

Rodolfo Rodrigo - Greenpeace Fortaleza

Nosso trabalho também se refere aos pescadores tradicionais da região que precisam de mais atenção dos órgãos públicos no que se refere a preservação de seus estilos de vida que são formas não precatórias de pesca e valorizam a regeneração das espécies, respeitando seus ciclos de vida. O trabalho de limpeza é um trabalho contínuo para que a biodiversidade fique equilibrada e as formas de coexistência sejam respeitadas.

Rodolfo Rodrigo - Greenpeace Fortaleza