Mobilizações dos voluntas durante a quarentena

Luana Leal Greenpeace Brasil • 21 Maio 2020
2 comentários
2 curtidas

Fala galera, tudo bem?

Sabemos que o trabalho que vocês realizam é fundamental pela luta global por um planeta mais verde e justo. Pensando em comunicar cada vez mais pessoas sobre o que vocês fazem, divulgamos semanalmente um relatório com todas as atividades que vocês organizaram durante a semana para a equipe interna do Greenpeace Brasil, além de postarmos tudo em nosso blog. 

Agora, com esses novos desafios e formas de mobilizar, acreditamos que a divulgação do engajamento de cada grupo possa motivar novos integrantes do Conexão Verde e inspirar os demais grupos a se mobilizarem virtualmente com essa potência. 

Portanto, a partir desta semana, estaremos atualizando aqui no Conexão todas as atividades que os grupos locais organizaram, seja reuniões online, publicações ou lives. Vocês têm provado semana após semana que, com criatividade e motivação, podemos continuar alcançando e impactando pessoas positivamente. 

Não deixem de reportar aqui no Conexão o que vocês tem feito! Afinal, todos podem servir de exemplo e inspiração para a semana seguinte :) 

Para começar, esses foram os destaques desta semana: 

13/05 - 5° Encontro com Comunidades <3

Para o encontro desta semana com os voluntas, convidamos Gabi e Lígia, consultoras do Greenpeace na reformulação do Projeto Escola, para conversar sobre o tema “Sensibilização”. As convidadas propuseram atividades entre os voluntas que desencadearam em uma rica discussão. 

 

 

13/05 - Live sobre o novo aterro da beira-mar 

Continuando com as lives, o grupo de Fortaleza convidou Liana Queiroz, bióloga e membra do Instituto VerdeLuz, Evandro Souza, estudante de ciências ambientais e Pedro Tavares, geógrafo, para falarem sobre o novo aterro da beira-mar.  

 

 

15/05 - Live sobre a MP910 

Engajados a lutar contra o descaso e exploração de terras públicas, os voluntários de Manaus realizaram uma live para falar sobre a MP910 - que agora é PL 2633, e como essa medida pode prejudicar a todos. As convidadas foram Larissa Packer, colaboradora do Grain e militante pelos direitos humanos e causas ambientais, e Vanda Ortega, militante na comunidade Parque das Tribos. 

 

 

Mobilização e pressão contra a MP910

Além da live, os grupos do Brasil todo se uniram para protestar nas redes sociais contra a medida provisória beneficiária de madeireiros e garimpeiros. Os voluntários postaram fotos segurando cartazes com dizeres de protesto e indignação: 

 

E não para por aí: o grupo de Fortaleza também produziu um vídeo dos voluntários falando sobre a MP:

 

Apoio de Greta Thunberg à Manaus

Os voluntários se mobilizam em diversas frentes de atuação, alguns também são ativistas do TAG (Time de Ativismo do Greenpeace Brasil) e membros do FFF (Fridays For Future), e em conjunto com a Greta fizeram esse vídeo, um pedido de ajuda para Amazônia nesse momento, que foi inclusive veiculado em nossas redes.

 

17/05 - Dia mundial da reciclagem

Falar de reciclagem é essencial, principalmente aqui no Brasil, onde se produz uma das maiores quantidades de lixo no mundo e pouco se recicla. Em tempos de pandemia, os serviços de reciclagem ficam ainda mais escassos. Aproveitando o Dia mundial da reciclagem, os voluntas de Manaus, São Paulo e Salvador aproveitaram para falar sobre a produção de lixo e consciência de descarte. 

 

 

17/05 - Dia Internacional de luta contra a LGBTQFobia 

Pelo amor e pelo respeito, os grupos de Belém e Manaus postaram em suas redes sociais mensagens pelo fim do preconceito contra a comunidade LGBTQI+ e pela propagação de toda forma de amor <3

 

 

Segunda sem carne - ABC Paulista

Influenciados pelo bem, os voluntas do ABC também entraram para a segunda sem carne, e essa semana o voluntário Carlos Silva compartilhou uma receita super fácil de mini pudim de chia com banana: 

 


 

#Tbt - Open Boat 2018

Esta semana a voluntária Kimberly, de Belém, fez um #Tbt de dois anos atrás, do Open Boat do navio Esperanza lá em Belém do Pará. O evento aconteceu nos dias 18 e 19 de maio de 2018, e voluntas do Brasil inteiro tiveram a oportunidade de participar e conhecer melhor diversas campanhas do Green.

 


 

Além de tudo isso, os voluntas também participaram do último tuitaço, contra o PL da Grilagem, que rolou dia 19/05.