No Dia do Consumo Consciente, voluntários dão dicas para uma rotina mais sustentável

Luana Leal Greenpeace Brasil • 22 Outubro 2020

Fala, galera! Espero que estejam bem :) 

Essa semana nossos grupos locais falaram sobre alimentação, agricultura, filmes que instigam a reflexão sobre as mudanças climáticas e muito mais. Vem ver tudo:

15/10 - Reunião Parauapebas 

O grupo, ainda em formação, se reuniu pela primeira vez para que os integrantes se conhecessem. Na roda de conversa virtual, os voluntários e voluntárias se apresentaram, contaram sobre o propósito de cada um e começaram a planejar as primeiras ações do grupo. 

A mediação da reunião ficou por conta dos voluntas Hebber Kennady e Urias Showdenn.

15/10 - Reunião de anfitriões e anfitriãs 

Pela primeira vez após o treinamento online, os novos anfitriões e anfitriãs realizaram uma reunião para falar sobre as próximas atualizações do Conexão Verde e também como tem sido este primeiro mês de recepções para quem começou há pouco. 

Esperamos que essa nova fase seja muito rica para todes que toparam embarcar nessa jornada <3

17/10 - Cine Debate - Zona da Mata 

O grupo, ainda em formação, organizou seu primeiro Cine Debate - e não é que foi incrível?

Os voluntas se reuniram para assistir e conversar sobre o filme “Seremos História?”, que relata as descobertas de Leonardo Dicaprio sobre as mudanças climáticas durante 2 anos. 

E para você que ficou curioso e está procurando algo bacana para assistir, o longa está disponível aqui :) 

zon

17/10 - Cine Debate - Litoral Norte/RS

E teve mais cineminha virtual por aqui! Os voluntários e voluntárias do Litoral Norte (RS) assistiram ao documentário “Ser Tão Velho Cerrado”, um clássico entre os nossos grupos locais. O filme brasileiro fala sobre a conciliação dos interesses relacionados ao manejo da Área de Proteção Ambiental da região de Pouso Alto no Cerrado. Bacana, né? Vem ver :) 

17/10 - Reunião Mensal - Vale do Itajaí 

Também teve alinhamento do mês entre os volutas do Vale do Itajaí, grupo que ainda está em formação. Os participantes aproveitaram o momento de reunião para dar boas vindas aos novos voluntários e voluntárias, organizar as próximas atividades e discutir formas de aprimorar o engajamento nas redes sociais. 

15/10 - Dia do Professor 

Os grupos de Goiânia e Vale do Itajaí (em formação) dedicaram um espaço nas pautas locais para homenagear a todes os professores e professoras que dedicam-se para construir um mundo melhor através da educação <3

15/10 - Dia do consumo consciente 

O Dia do Consumo Consciente foi instituído pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em 2009, com o intuito de chamar a atenção da população para a necessidade de consumir respeitando os limites do planeta. Ou seja, a data é um marco importantíssimo na tentativa de aumentar a consciência do público sobre os problemas sociais, econômicos, ambientais e políticos causados pelos padrões de produção e consumo excessivos.

O Consumo Sustentável, alternativa para a grande problemática da sobrecarga da terra, envolve a escolha de produtos que utilizam menos recursos naturais em sua produção, que garantam o emprego decente aos que os produzem, e que sejam facilmente reaproveitados ou reciclados.

A humanidade consome atualmente mais de 30% dos recursos naturais do que a capacidade de renovação do planeta. Dados apontam que, em menos de 50 anos, serão necessários dois planetas Terra para atender às nossas necessidades.

E teve post à beça sobre o tema; vem ver: 

Belo Horizonte: 

 

E dos mesmos criadores de Green Day - Wake Me Up When September Ends, veio aí a Green Friday - Me Acorde Quando o Consumo Irresponsável Acabar, de Porto Alegre:

 

João Pessoa:

Em Recife, os voluntas aproveitaram a data para dar algumas dicas de como ter um dia a dia mais sustentável:  

E teve mais dicas vindas de Zona da Mata; se liga: 

16/10 - Dia Mundial da Alimentação

O Dia Da Alimentação, comemorado no dia 16 de outubro, foi criado para gerar uma reflexão sobre o atual cenário da alimentação no mundo. Um dos grandes problemas atualmente é o desperdício de comida. Você sabia que cada brasileiro, em média, joga fora cerca de 40 kg de comida todos os anos? É isso que indicou uma pesquisa realizada pela Embrapa!

E sabe o que mais? Alimentação e sustentabilidade tem muito mais a ver do que você imagina. A mudança de alguns hábitos alimentares em nossa rotina podem fazer a diferença na preservação do meio ambiente! E para nos ajudar a aderir a um estilo mais saudável e melhor para o planeta, os grupos deram várias dicas ótimas nas redes.

Em São Luís, por exemplo, os voluntas convidaram a Raiza Moreira, nutricionista especialista em vegetarianismo e veganismo, para falar sobre a indústria da carne e seus malefícios, além de muitos outros tópicos essenciais. Vem ver o vídeo :) 

Recife também fez sua parte:  

17/10 - Dia da Agricultura 

E o grupo de São Luís, que está super engajado, também pegou o gancho do Dia da Agricultura para falar sobre a importância da agricultura familiar - e como ela ainda é subestimada.

Uma pesquisa realizada pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo, divulgada em 2016, indica que essa forma de agricultura está presente em 90% dos municípios brasileiros e responde por 35% do PIB nacional.

O modo de produção é sustentável, promove uma alimentação mais saudável e ajuda o produtor local. 

Para falar um pouco mais sobre o assunto, os voluntas convidaram Letícia Viana, Coordenadora do @ArmazémdoCampo.ma, para gravar um vídeo explicativo, que você encontra aqui :) 

E para não te deixar com inveja do tanto de Cine Debate que teve essa semana, os voluntas de Recife separaram um filminho excelente pra você também assistir e debater com quem quiser! O longa chama-se “Sustainable”, e claro, fala sobre sustentabilidade econômica e ambiental e suas relações com o nosso sistema alimentar. Legal, né? Vem ver o trailer aqui :) 

O grupo de Porto Alegre continua com a campanha local #PortoNão. Essa semana, os voluntas repostaram uma imagem da @preservetorres, e aproveitaram para divulgar a petição que está rolando pela causa. Bora assinar e ajudar?

Como entrada para os pratos deliciosos dessa semana, o grupo de Brasília contou, através de um vídeo, a história da Segunda Sem Carne e falou da importância de repensarmos nossos atos. <3

Agora vamos para eles, os pratos principais:

Hambúrguer vegano de feijão preto - Recife <3  

Bolinho de brócolis e couve flor - Goiânia (repost Green Brasil) <3  

Só os loucos sabem a saudade que dá de fazer uma ação na rua, né? Para aquecer o coração, o grupo de Belo Horizonte lembrou de uma ação de 2017. Na ocasião, os voluntários e voluntárias foram até o Parque Municipal de BH para realizar uma atividade educativa envolvendo a campanha Defenda os Corais da Amazônia :) 

Seguiremos atualizando e apoiando os grupos, afinal, estamos todes juntos nessa :)