Olá, galera! Espero que estejam todos bem :)

Nos dias 28,29,30 e 31 de julho aconteceu o Encontro de Facilitadores. O evento representa uma oportunidade para voluntários e voluntárias de diferentes regiões do Brasil  conhecerem mais sobre a organização e terem suporte e treinamentos para executarem o ativismo da melhor forma possível. Foram dias repletos de trocas de experiências e muita diversão.

Veja também o reels publicado por Blumenau:

Na última semana houve datas extremamente especiais, entre elas, o Dia Internacional dos Povos Indígenas. Não poderíamos deixar de falar sobre uma das principais ameaças que existem hoje contra os povos originários do Brasil: o Marco Temporal, então os nossos voluntas preparam posts para ressaltar a importância de defendermos os direitos indígenas:

Belo Horizonte e Zona da Mata:

Fortaleza:

Goiânia:

Manaus:

Porto Alegre:

Recife:

São Paulo:

O grupo de João Pessoa comemorou o aniversário de 437 anos da cidade na última sexta-feira (05):

Belo Horizonte falou sobre o Dia Nacional da Saúde e o nascimento de Oswaldo Cruz, em 5 de agosto de 1872, ele foi responsável por erradicar epidemias como a da Febre Amarela e Varíola, além de fundar o Instituto Instituto Soroterápico Federal, atual Instituto Oswaldo Cruz, que produzia vacinas contra a Varíola.

Aproveitando a pauta de saúde o grupo do Rio de Janeiro usou o domingo (07) para realizar doação de sangue:

É incrível perceber como a saúde e o meio ambiente estão totalmente conectados. O meio ambiente mantém uma relação íntima com a saúde da população que está inserida nele, por isso defender a natureza é defender a vida. Uma das formas de trazer cada vez mais esse conhecimento acerca da importância que a natureza desempenha é o Projeto Escola:

Na quarta-feira (03) o Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, representado pelo palestrante do Projeto Escola, Valdeci C. de Souza, realizou dois encontros de educação ambiental com os alunos da EMEF Alfredo Adolfo Cassel, de Sapucaia do Sul, Rio Grande do Sul.

Também rolou palestra online sobre coleta seletiva: “Separar Para Reciclar", para os alunos da instituição de ensino EMEF João Palma da Silva, de Canoas, Rio Grande do Sul:

Ainda sobre educação a Mari Faria, do grupo de Belo Horizonte, postou no Conexão Verde um manual de Libras para Ciências desenvolvido por um grupo de professores para as disciplinas de Ciências e Biologia nas escolas:

A disseminação do conhecimento cria pontes entre as pessoas e novas oportunidades. O grupo de Manaus divulgou no Conexão Verde fotos da Oficina Projeto de Capacitação para Empreendedorismo Indígena, o projeto começou no dia 23/07 e vai até dia 06/08. Este projeto nasceu como uma estratégia de enfrentamento aos danos causados pela pandemia do covid-19 sobre as populações indígenas. Dedicado a capacitar e potencializar empreendimentos baseados em bioeconomia e na valorização da sociobiodiversidade.

Na quinta-feira (04) rolou a Reunião de boas-vindas online para recepcionar novos voluntas no grupo do Vale do Itajaí:

Outra forma de levar o conhecimento para a população é através das nossas ações cobrando o governo de políticas mais justas para todos. A atitude de estar nas ruas ou falando sobre a pauta ambiental nas redes sociais faz com que as pessoas que nos cercam e nos acompanham reflitam acerca do tema abordado. Olha só como os grupos locais fazem isso muito bem:

Na última sexta-feira (05) o grupo de Belo Horizonte esteve na porta do TJMG (Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais) fazendo um ato em defesa da Serra do Curral:

Também participou da Caminhada das Águas e dos Povos contra o Rodoanel no domingo (07). Esse projeto trará impactos socioambientais graves para os moradores de Belo Horizonte e região metropolitana, como por exemplo, a destruição do reservatório de Vargem Das Flores, que é responsável pelo abastecimento hídrico de grande parte da RMBH (Região Metropolitana de Belo Horizonte).

Leste Paulista falou sobre a Revolução Industrial e o surgimento do movimento ambientalista:

O grupo também alertou sobre os perigos do consumismo:

O grupo de Porto Alegre informou através de um post no Instagram a quem interessa a devastação da natureza:

O grupo de Blumenau falou sobre o despejo indevido de resíduos em cursos d'água que os deixam coloridos. Se você já presenciou algo assim, pode denunciar nos canais oficiais como telefone, whatsapp e email presentes no post.

O grupo do Litoral Norte do Rio Grande do Sul alertou que quarta-feira (10) aconteceu uma audiência pública sobre a construção de uma nova ponte entre as cidades de Tramandaí e Imbé. Os voluntas ressaltaram a importância da participação da população para cobrar obras que resolvam problemas da cidade e não que destruam o pouco da natureza ainda conservada no local.

Para fechar esse compilado de mobilizações incríveis, vem conferir o relato da Mari Oliveira, voluntária de Recife. Ela falou sobre os desafios, conquistas e aprendizados que o voluntariado no Greenpeace trouxe nesse tempo que ela está junto conosco:

Belo Horizonte ensinou como fazer um empadão de legumes delicioso!

Isso aí, amores! Vamos continuar acompanhando essa galerinha incrível, fiquem atentos 👀. Continuamos firmes e fortes na luta por um mundo mais justo, verde e pacífico. Beijo forte no coração 👋😘